“Estado é responsável por assegurar melhores condições à atividade dos bombeiros”

Intervenção de Sandra Cunha, defendendo a isenção do pagamento de imposto sobre veículos destinados ao cumprimento das Missões de Proteção e Socorro atribuídas aos corpos de Bombeiros. "Parece-me que esta é uma reivindicação da maior justiça e que só pode reunir o consenso deste Parlamento”, destacou a deputada bloquista.

Vida por Vida
Vamos, mas não sabemos se voltamos
Sempre por bem, sem olhar a quem

Este é o lema dos bombeiros. Vamos, mas não sabemos se voltamos. Muitos, infelizmente, não voltam.

Existem 470 corpos de bombeiros em Portugal. 435 são corpos de bombeiros voluntários. Pessoas que depois da sua atividade profissional, colocam este lema à frente de tudo. Da família, dos amigos, do lazer, da sua própria segurança. Dão as suas vidas pela nossa proteção, pela nossa segurança, pela nossa vida.

Assegurar todas e as melhores condições à atividade dos bombeiros é responsabilidade do Estado. Sabemos bem que essa não tem sido a prioridade dos sucessivos Governos. Quartéis sem quaisquer condições, insuficiência de equipamentos ou equipamentos completamente obsoletos que não garantem nem a segurança dos bombeiros nem a de quem socorrem.

Isentar do Imposto Sobre Veículos a aquisição de todos os veículos necessários a todas as operações de proteção, socorro e assistência por parte das Associações Humanitárias de Bombeiros e dos Bombeiros Municipais não resolve tudo mas é um passo essencial para garantir que a atividade dos bombeiros se realiza com toda a segurança e que o socorro prestado tem toda e a melhor qualidade possível.

Parece-me que esta é uma reivindicação da maior justiça e que só pode reunir o consenso deste Parlamento. Incluindo da bancada do PSD”.

A proposta do Bloco sobre a isenção do Imposto Sobre Veículos para todos os veículos de projeção, socorro e assistência adquiridos pelas Associações Humanitárias de Bombeiros e pelos Bombeiros Municipais foi aprovada no plenário com a abstenção do PSD.

Na sua página de facebook, a deputada bloquista Sandra cUnha sublinhou que este é “um primeiro passo para a dignificação da atividade dos bombeiros e para garantir que o socorro é prestado com a toda a segurança e qualidade exigíveis.

S.Cunha:"Assegurar todas as condições à atividade dos bombeiros é responsabilidade do Estado"

Termos relacionados Orçamento do Estado 2016, Política