Está aqui

“A especulação imobiliária tornou a procura de quartos num inferno”

Esta quarta-feira, na sua declaração parlamentar, Luís Monteiro criticou as instituições que investem em alojamento universitário com os preços do mercado: “ao invés de combater a crise, aproveitam-se dela”.
Fotografia de Paulete Matos
Fotografia de Paulete Matos

“Os últimos anos, fruto da especulação imobiliária, tornaram a procura de quartos um autêntico inferno”, afirmou esta quarta-feira o deputado Luís Monteiro no Parlamento, salientando que “basta uma breve pesquisa em qualquer site de arrendamento para perceber que a bolha imobiliária não condiz com o direito à educação e o direito à habitação”.

De acordo com o deputado, “o número de camas nas residências universitárias não dá resposta, sequer, a 20% do número de estudantes deslocados que procuram alojamento. Em alguns casos, a oferta não chega para os bolseiros, deixando todos os não bolseiros sem nenhuma solução a não ser pagar centenas de euros por mês”.

Assim, critica “duramente as Instituições que, depois de conhecer e conviver diariamente com o problema, decidem investir em alojamento universitário com os preços do mercado.” “Ao invés de combater a crise, aproveitam-se dela”, acusou.

Monteiro recordou ainda a campanha inicial do Bloco de Esquerda sobre o alojamento universitário e uma proposta de novas normas dos serviços de ação social quanto ao investimento em alojamentos para estudantes, chumbada por PS, PDS e CDS.

Termos relacionados Política
(...)