Está aqui

Especialistas querem vacina gratuita para a pneumonia

Morre uma pessoa de pneumonia a cada 93 minutos em Portugal. Pneumologistas pedem ao Governo que estenda a gratuitidade da vacina antipneumocócica aos portadores de doenças respiratórias crónicas e a pessoas com mais de 65 anos.
Especialistas querem vacina gratuita para a pneumonia
Foto de Paulete Matos.

Depois da doença isquémica do coração, a pneumonia é a doença que mais mata em Portugal. Com um óbito a cada 93 minutos, 93% das mortes ocorrem em pessoas com mais de 70 anos. Por esse motivo, os pneumologistas pedem ao Governo para alargar a gratuitidade da vacina antipneumocócica. Mais concretamente, querem que esta seja gratuita para todas as pessoas com doença respiratória crónica e pessoas com mais de 65 anos. 

Em declarações ao Jornal de Notícias, José Alves, presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) explica que o alargamento da gratuitidade da vacina se deve ao facto de “começarmos a ter doenças muito mais cedo”, apesar do aumento da esperança média de vida que se observa em Portugal. São “essas comorbilidades que justificam a necessidade da vacina”. 

Se em Portugal, segundo os dados lançados esta semana pela DGS relativos ao ano de 2017 e analisados pelo Jornal de Notícias, a pneumonia é a segunda causa de morte, já na Europa o país continua a ser onde mais se morre por pneumonia (com uma taxa de 55,16 por 100 mil habitantes).

José Alves explica a situação com a forma como os óbitos são registados. Se noutros países um doente com cancro do pulmão morre com pneumonia, a causa oficial de óbito é a doença oncológica. Porém, em Portugal, e à semelhança do que acontece com outros problemas de saúde, o óbito seria registado com a pneumonia como causa de morte.  

A vacina antipneumocócica é gratuita para todas as pessoas com menos de 18 anos e em adultos com infeção pelo VIH, recetores de transplantes, doentes com leucemia ou linfoma. Atualmente a vacina é comparticipada a 37% pelo Estado para as pessoas com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC).

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)