Está aqui

Espanha: Unidos Podemos ultrapassa PSOE e aproxima-se do PP

No início da campanha eleitoral em Espanha, a última sondagem prevê 25,6% para a candidatura Unidos Podemos (incluindo as listas de unidade em Catalunha, País Valenciano e Galiza), mais de 4 pontos acima do PSOE e a menos de 4 pontos do PP. Pablo Iglesias declara: "Temos uma oportunidade histórica neste 26J”.
Pablo Iglesias e Alberto Garzón na colagem de cartazes em Madrid - Foto do Podemos/flickr
Pablo Iglesias e Alberto Garzón na colagem de cartazes em Madrid - Foto do Podemos/flickr

A campanha eleitoral para as eleições gerais de 26 de junho em Espanha teve início nesta quinta-feira, 9 de junho. Pablo Iglesias e Alberto Garzón colaram cartazes num mural da candidatura Unidos Podemos em Madrid. Alberto Garzón apelou ao eleitorado a “encher as urnas de entusiasmo e desejo de mudança” e Pablo Iglesias declarou: “Estou convencido que vamos ganhar as eleições ao PP”.

O líder do Podemos afirmou ainda: “Há algo mais importante que as opções partidárias e que é a possibilidade de fazer um país melhor. Daqui quero dizer a todas as pessoas que nós vamos estender a mão e vamos estar dispostos a dialogar com todos para encabeçar um governo de mudança que sirva para que as pessoas vivam melhor no nosso país”.

Unidos Podemos a subir, PP e PSOE em queda

Gráfico extraido do El Pais

Gráfico extraido do El Pais

Nesta quinta-feira, foi também divulgada a mais recente sondagem do Centro de Investigaciones Sociológicas (CIS) que aponta para as seguintes previsões, como se pode ver no quadro ao lado:

- PP 29,2% - 118 a 121 mandatos;

- Unidos Podemos 25,6 - 88 a 92 mandatos;

- PSOE 21,2% - 78 a 80 mandatos.

Nesta sondagem, a candidatura Unidos Podemos é a única que apresenta perspetiva de subida. Todas as restantes candidaturas estão em queda: o PP pode perder dois a cinco mandatos, o PSOE de dez a doze e o Ciudadanos entre um e dois. A sondagem aponta também para uma queda (de dois a quatro mandatos) na soma das restantes candidaturas que obtiveram mandatos em dezembro passado: ERC e Convergencia na Catalunha e PNV e EH-Bildu no País Basco. Destas forças só a candidatura EH-Bildu apresenta perspetiva de subida, podendo passar de dois mandatos para três.

As subidas de Unidos Podemos verificam-se em muitas províncias do Estado Espanhol (veja gráfico interativo de subidas e quedas por partido aqui). Particularmente significativas são as subidas na Catalunha, onde a candidatura En Comú Podemos já foi a força mais votada em dezembro passado), nas Ilhas Baleares, na Andaluzia e no País Basco.

Veja o primeiro tempo de antena do Unidos Podemos (abaixo) e o programa eleitoral em formato catálogo Ikea.

26 J - Unidos Podemos - #VolverASonreír

AnexoTamanho
PDF icon Programa eleitoral do Podemos6.59 MB
Termos relacionados Espanha: eleições 26J, Internacional
(...)