Está aqui

Escolas públicas inglesas terão pensos e tampões grátis

O objetivo da medida é combater barreiras económicas entre alunas. Mais de 20 mil escolas públicas inglesas irão encomendar produtos de higiene íntima e distribuí-los de forma gratuita.
Fotografia: commons/wikimedia.org
Fotografia: commons/wikimedia.org

A partir de 20 de janeiro, as escolas públicas inglesas poderão ter artigo de higiene íntima disponíveis de forma gratuita. O governo inglês anunciou a medida no sábado, com o intuito de combater barreiras económicas entre alunas e o chamado “period poverty”. O programa será financiado pelo departamento de Educação.

“Sabemos que não é fácil para toda a gente ter acesso a produtos para a menstruação onde e quando precisam deles. Este programa vem lidar com estes problemas para que as jovens possam viver as suas vidas sem ficarem para trás”, afirmou Michelle Donelan, ministra da Infância e da Família, através de um comunicado.

O programa foi anunciado no ano passado e excluía as escolas primárias. Posteriormente, tal foi corrigido quando vários avisos alertavam para o facto de isto deixar de fora muitas crianças que podiam precisar dos artigos de higiene íntima a partir dos oito ou nove anos.

A campanha Free Periods foi iniciada em 2017 por Amika George, dando o alerta para a urgência do combate à “pobreza do período”. A jovem apelava às escolas para que nenhuma menina fosse deixada fora de um programa que garantisse que fosse colmatada a necessidade de produtos de higiene íntima.

Já em 2018, o governo da Escócia tomou a mesma medida; em 2019, o País de Gales fez o mesmo. No mesmo ano, o governo britânico decidiu-se pela mesma medida.

Estima-se que, ao longo da vida, uma mulher britânica gaste cerca de 18 mil libras (20 mil euros) nestes produtos. A Plan International, uma ONG, afirma que 10% das meninas do Reino Unido não têm condições económicas para aceder aos produtos e um décimo até falta às aulas com regularidade por isso (mais de 137 mil alunas terão faltado às aulas em 2018 por causa do período, de acordo com Rosamun McNeil, secretária-geral adjunta da União Nacional de Educação).

Através de um comunicado, o governo inglês afirma que poderão ser encomendados pelas escolas pensos “amigos do ambiente” e produtos reutilizáveis.

Termos relacionados Internacional
(...)