Está aqui

Erdogan antecipa eleições na Turquia

Recep Erdogan justifica a antecipação de eleições com a necessidade de se fazer uma mudança para uma presidência executiva. O novo sistema dará mais poder ao presidente e reduzirá os poderes fiscalizadores do Parlamento.
Foto de Almanar News.

O presidente da Turquia anunciou recentemente eleições antecipadas, justificando a decisão com a situação da Síria e do Iraque, bem como a estabilidade económica do país. As eleições terão lugar a 24 de junho, sendo que estavam inicialmente marcadas para daqui a um ano e meio – novembro de 2019.

As eleições de 24 de junho serão presidenciais e parlamentares e irão abrir caminho para a transição para um sistema presidencial, dando ao presidente Erdogan uma maior autoridade, eliminando o gabinete do primeiro ministro e reduzindo os poderes fiscalizadores do Parlamento. Adicionalmente, permitirá que Erdogan se mantenha no poder até 2029.

Todas estas mudanças foram aprovadas num referendo conduzido em 2017, amplamente criticado por não ter cumprido os padrões democráticos exigidos.

Tendo começado enquanto primeiro ministro e depois na presidência, Erdogan governa a Turquia há quinze anos e já deixou claro que pretende recandidatar-se. O país encontra-se em estado de emergência desde o golpe de estado falhado de julho de 2016, estado esse que aumenta os poderes da polícia, restringe o direito de reunião e irá muito provavelmente ter um impacto na campanha.

Adicionalmente, as recentes mudanças à legislação eleitoral irão permitir a presença da polícia nas mesas de voto, garantirá à Comissão Eleitoral o direito a fundir distritos eleitorais e mudar a localização das urnas, e passará a permitir a contagem de votos de urnas não seladas.

Termos relacionados Internacional
(...)