Está aqui

Erdogan ameaça com expansão militar

Presidente turco ameaça com ofensivas “em qualquer noite” em Sinjar, no Iraque, e em regiões curdas da Síria.
Foto de Almanar News.

O presidente da Turquia, Recep Erdogan assegurou hoje que o país expandirá a sua ofensiva a outras regiões curdas da Síria e ainda na zona de Sinjar, no Iraque, um dia após a conquista do enclave curdo-sírio de Afrin.

“Concluímos a parte mais importante da operação Ramo de Oliveira, entrar na cidade de Afrine. Agora vamos prosseguir até à destruição total desse corredor constituído por Minbej, Aïn al-Arab (o nome árabe de Kobani), Tel Abyad, Ras al-Aïn e Qamichli”, disse Erdogan num discurso em Ancara, ao enumerar diversas localidades sírias ao longo da fronteira com a Turquia, com maioria de população curda e controladas pelas milícias locais YPG - Unidade de Proteção Popular.

Segundo a agência Lusa, o presidente da Turquia advertiu que as tropas do país poderiam desencadear “em qualquer noite”, uma ofensiva nas montanhas de Sinjar, no noroeste do Iraque, sob controlo do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

O exército turco conduz desde 20 de janeiro uma ofensiva contra a YPG, tendo assumido domingo o controlo de Afrine, a cidade capital do enclave que os combatentes curdos dominavam no noroeste da Síria.

Ancara afirma que as YPG mantêm ligações com o PKK, que combate o Estado turco há mais de 30 anos, mas têm sido também apoiadas pelos Estados Unidos da América na luta contra os ‘jihadistas’ na Síria.

Depois de Washington ter anunciado a criação de uma “força fronteiriça” no norte da Síria, que integraria combatentes curdos, Ancara lançou a 20 de janeiro uma ofensiva terrestre e aérea, com a participação de forças rebeldes sírias locais que também pretendem controlar estas regiões.

Termos relacionados Internacional
(...)