Está aqui

Enfermeiros foram a São Bento exigir "respeito" pelas suas carreiras

Centenas de enfermeiros protestaram em frente ao Parlamento. O deputado Moisés Ferreira esteve na manifestação e criticou o governo por não apresentar “nada” para melhorar carreiras, condições de trabalho, condições remuneratórias, sobre exclusividade, estatuto de risco e penosidade.
Manifestação dos enfermeiros esta quinta-feira em São Bento. Foto de Manuel de Almeida/Lusa

A poucos dias da greve nacional convocada para 3 e 4 de novembro, centenas de enfermeiros participaram esta quinta-feira em frente à Assembleia da República num protesto convocado por sete sindicatos do setor e que serviu para entregar a petição “Enfermeiros reclamam descongelamento da carreira e avaliação de desempenho igual aos enfermeiros da Região Autónoma da Madeira”.

O deputado bloquista Moisés Ferreira marcou presença em solidariedade com o protesto e criticou o Governo por não reconhecer o “papel fundamental dos profissionais do Serviço Nacional de Saúde”, nomeadamente os enfermeiros que “estiveram nos hospitais e foram a face mais visível da vacinação para nos proteger contra a Covid-19”.

Para o Bloco, esse reconhecimento não passaria por “meras palavras” nem se pode fazer “com palmadinhas nas costas”, mas “reconhece-se com carreiras e aí é que o Governo não apresenta nada”. Moisés Ferreira considera que o Governo não apresentou “nada para melhorar as carreiras, nada para melhorar as condições de trabalho, nada para melhorar as condições remuneratórias, nada sobre exclusividade, nada sobre estatuto de risco e penosidade, nada daquilo que é preciso para o Serviço Nacional de Saúde”.

Pelo contrário, afirmou, o Bloco está “com as enfermeiras e os enfermeiros, com os profissionais do Serviço Nacional de Saúde e por isso é que ao nada do governo do Partido Socialista nós opomos um tudo para o Serviço Nacional de Saúde”.

Termos relacionados Política
(...)