Está aqui

“É preciso cuidar do SNS para que ele cuide de nós”

Pedro Filipe Soares voltou a defender o reforço do Serviço Nacional de Saúde, independente de uma eventual renovação do Estado de Emergência devido à pandemia da covid-19.
Pedro Filipe Soares ala aos jornalistas após uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa sobre a renovação do estado de emergência, no Palácio de Belém.
Pedro Filipe Soares ala aos jornalistas após uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa sobre a renovação do estado de emergência, no Palácio de Belém. Fotografia de Manuel de Almeida/Lusa.

Os deputados bloquistas Pedro Filipe Soares e Beatriz Gomes Dias reuniram esta segunda-feira com o Presidente da República a propósito de uma eventual renovação do Estado de Emergência. Em declarações à comunicação social, Pedro Filipe Soares voltou a insistir na necessidade de reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), independentemente da renovação do estado de emergência devido à pandemia da covid-19.

Independentemente das avaliações de especialistas, explica o deputado e líder parlamentar do Bloco de Esquerda, parte da resposta da pandemia passará necessariamente pelo reforço do SNS, algo que se faz com “mais investimento” no sistema de saúde e nos seus profissionais “e na garantia que o SNS pode ter uma resposta estruturada e estruturante”, prevendo também a possibilidade de mobilizar “os serviços privados em função das suas necessidades para a resposta covid e para a resposta não covid”.

O expectável aumento da pressão sobre os hospitais, decorrente dos efeitos habituais da gripe e agora da pandemia, tem de ser acompanhado de medidas que assegurem a capacidade de resposta do SNS, defendeu Pedro Filipe Soares.

“Numa pressão nos hospitais que já era elevada anteriormente a este período, agora exige-se que haja uma resposta executiva que garanta quer os recursos humanos, quer os meios para uma resposta que não falhe a ninguém”, disse Pedro Filipe Soares, no final da audiência desta tarde com o Presidente da República.

Considerando necessário “cuidar do SNS para que ele cuide de nós”, o Bloco de Esquerda defende mais investimento e a mobilização dos serviços de saúde privados no apoio ao combate à pandemia da covid-19.

Termos relacionados Política
(...)