Está aqui

Distritais do Bloco exigem conclusão do IC6

As coordenadoras distritais bloquistas de Castelo Branco, Coimbra e Guarda dizem que a conclusão do itinerário complementar para ligar Coimbra à Covilhã é fundamental para a coesão da região.
Acesso a Tábua pelo IC6,
Acesso a Tábua pelo IC6. Foto Paulo Novais/Lusa

Em comunicado conjunto, as comissões coordenadoras distritais do Bloco de Esquerda de Castelo Branco, Coimbra e Guarda exigem a conclusão do IC6, que consideram “um troço fundamental para a região, que contribuirá para a promoção  do desenvolvimento económico e a fixação de pessoas, bem como mitigará as enormes assimetrias verificadas entre interior e litoral”.

Esta exigência é comum aos autarcas das Comunidades Intermunicipais das Beiras e Serra da Estrela e de Coimbra. O IC6 foi projetado para ligar Coimbra à Covilhã, através do interior do distrito de Coimbra e da encosta sul da Serra da Estrela, atravessando os concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital e Seia. Mas até hoje apenas foi concluída a ligação entre o IP3 em Oliveira do Mondego (Penacova) e a EN17 em Candosa (Tábua), ficando muito perto de Oliveira do Hospital.

“Do ponto de vista do desenvolvimento local, este itinerário representa a solução, como há muito foi referido, de um grave problema de acessibilidade e vai contribuir para a fixação de pessoas e empresas”, refere o comunicado das distritais bloquistas, apontando ainda que as regiões da Beira Serra e Serra da Estrela têm sofrido um processo de “esvaziamento populacional que conduziu ao encerramento de um elevado número de unidades fabris, nomeadamente nos sectores têxtil e das madeiras” e que mesmo as potencialidades turísticas da região tardam em afirmar-se devido às deficiências na rede de acessibilidades.

A construção do traçado do IC6 irá encurtar bastante o tempo de viagem entre os concelhos da região “e ainda vai ajudar no transporte de doentes e mercadorias, que não raras vezes são obrigados a deslocar-se ao litoral, nomeadamente a Coimbra para aqui darem continuidade aos seus tratamentos”, acrescentam as distritais do Bloco.

Termos relacionados Política
(...)