Diretora de estatísticas do Pordata alerta para efeitos do "boom" de saídas de professores

30 de março 2022 - 9:44

Dentro de um ano, cerca de 110 mil alunos não terão professor a pelo menos uma disciplina. Em 2025, serão 250 mil os estudantes nesta situação. Em causa estão as saídas para aposentação de muitos docentes sem que haja entrada de novos professores.

PARTILHAR
Falta de professores agudiza-se. Fotografia: Paulete Matos

Estas previsões foram avançadas por Luísa Loura, diretora da base de estatísticas Pordata e ex-diretora da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência num artigo intitulado “Quantos alunos estarão sem aulas daqui a um ano?”

Neste trabalho Luísa Loura refere que houve um aumento de entradas de professores nas escolas públicas no pós-25 de Abril ao qual vai corresponder um “boom” de saídas para aposentação nos próximos anos.

Esta trajetória, apesar de “expectável”, não foi “atenuada pela formação necessária de docentes”, refere a investigadora. “Formar apenas entre 17 e 22 professores de Matemática e entre 5 e 8 professores de Física e Química nos últimos quatro anos deveria ter feito soar os devidos sinais de alarme”. 

Luísa Loura considera que o problema será mais grave a partir do terceiro ciclo do ensino básico. Do pré-escolar ao sexto ano, os impactos “serão apenas pontuais” devido à quebra da natalidade, por um lado, e porque “o número total de educadores e professores atualmente a ser formados será adequado face à projeção de necessidades futuras”.  

A investigadora refere que “se formam atualmente cerca de sete vezes menos professores para os níveis que vão do pré-escolar ao sexto ano de escolaridade que em 2002/03”. As situações mais preocupantes ocorrerão após o segundo ciclo, em disciplinas como Português, Matemática ou Física e Química. 

Luísa Loura considera que será necessário implementar “medidas de recurso”, entre as quais refere “um maior peso de professores sem habilitação profissional no sistema”, a redução das horas de apoio ao estudo ou o aumento do número de alunos por turma.