Está aqui
Detenção de Puigdemont leva milhares às ruas em protesto

A detenção de Carles Puigdemont pela polícia alemã, quando regressava da Finlândia para a Bélgica, provocou uma resposta imediata do movimento pró-independência, com convocatórias de concentrações e manifestações por toda a Catalunha, mas também em muitas localidades do País Basco.
Para esta segunda-feira às 19h está convocada para Lisboa uma concentração pela liberdade dos presos políticos em frente ao consulado de Espanha, na Rua do Salitre, junto à Avenida da Liberdade. A convocatória é do recém formado Comité de Defesa da República Catalã em Lisboa.
Em Barcelona, a manifestação convocada pela Assembleia Nacional Catalã (ANC) entoou paralvras de ordem a favor de Puigdemont e da república, mas também apelos à greve geral.
A presidente da ANC, Elisenda Paluzie disse que “é intolerável que haja presos políticos na UE por organizarem um referendo, defendendo sempre a não-violência”, criticando a acusação do Tribunal Supremo por assentar em “relatos efabulados acerca de uma violência que nunca existiu”.
“Apelamos à opinião pública alemã para os lembrar de que o que está a acontecer é muito grave, são factos que deviam merecer a condenação mais absoluta da UE”, prosseguiu a líder da ANC, citada pelo El Periodico.
Os apelos a protestos pacíficos têm sido uma constante por parte dos organizadores das manifestações, que alertam os participantes para não caírem em provocações.
A par da manifestação da ANC, que partiu da delegação da Comissão Europeia para o consulado alemão, também o Comité de Defesa da República convocou uma concentração junto à delegação do governo espanhol em Barcelona, a par de seis cortes de auto-estradas.
Decisão sobre extradição de Puigdemont pode ser conhecida na segunda-feira
Quanto à extradição de Puigdemont por parte da Alemanha, que é uma possibilidade forte, o seu processo pode demorar até três meses. Para já, o líder da coligação Junts per Catalunya e primeira escolha da maioria parlamentar para regressar à liderança do governo foi ouvido pelo vice-procurador geral de Schleswig-Holstein, que decretou a sua transferência para o centro penitenciário de Neumünster e só na segunda-feira haverá uma decisão sobre o arranque do processo da eventual extradição. A legislação alemã também prevê o crime de rebelião, com penas entre os de anos de prisão e a prisão perpétua.
Na Escócia, foi a polícia que anunciou estar em negociações com o advogado de Clara Ponsatí, que foi responsável pela pasta da Educação no governo catalã, para que ela se possa apresentar às autoridades.
We can confirm that we are in possession of a European arrest warrant for Clara Ponsati. We have made a number of enquiries to try to trace her and have now been contacted by her solicitor, who is making arrangements for Ms Ponsati to hand herself into police.
— Police Scotland (@policescotland) 25 de março de 2018
Veja aqui algumas imagens dos protestos deste domingo:
El crit #LlibertatPresosPolítics se sent ara caminant per la Gran Via de Barcelona pic.twitter.com/fZ2bCKNhZK
— Òmnium Cultural (@omnium) March 25, 2018
Avança la marxa fins al consolat alemany. El passeig de Gràcia ple. Ens dirigim al carrer Marina per Gran Via #Llibertat #RepúblicaARA pic.twitter.com/5C1Im306rZ
— Assemblea Nacional (@assemblea) 25 de março de 2018
Cada vegada més gent al Passeig de Gràcia de #Barcelona, on se senten crits de “Puigdemont, president” #EmpresonatsTV3 https://t.co/ecdWmp7bSv pic.twitter.com/M5sNIrw7Zf
— 324.cat (@324cat) March 25, 2018
Participem en la marxa de Barcelona de suport al president @KRLS i als exiliats, i per reclamar la llibertat dels presos polítics#LlibertatPresosPolítics pic.twitter.com/Rl49LhpKl7
— Junts per Catalunya (@JuntsXCat) March 25, 2018
Milers de persones col·lapsem el Passeig de Gràcia en defensa del país i les nostres institucions #LlibertatPresosPolítics pic.twitter.com/WC8NWat1oQ
— ERC Barcelona (@ERCbcn) March 25, 2018
Donostiako kontzentrazioa #KataluniarekinBat, preso politikoak askatzeko aldarrikatuz.#llibertatpresospolítics pic.twitter.com/jYnizvnwBu
— Lander Arbelaitz (@larbelaitz) March 25, 2018
Gasteiz, Donosti, iruña y Bilbo. #LlibertatPresosPolitics pic.twitter.com/iUbqe7rchc
— Asier (@LopezdeMuniain) March 25, 2018
Adicionar novo comentário