À descoberta do mundo poético de Herberto Helder

06 de janeiro 2017 - 16:36

O universo poético de Herberto Helder vai ser objeto de uma iniciativa intitulada “Encontros para Além da História” que terá lugar em Guimarães nos próximos dias 13 e 14.

PARTILHAR
O evento destina-se a avaliar a influência que Herberto Helder teve na obra de outros escritores
O evento destina-se a avaliar a influência que Herberto Helder teve na obra de outros escritores

O evento é promovido pelo Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) e, segundo a organização, destina-se a analisar a “profunda, extensa e singular influência” que Herberto Helder teve sobre outro escritores.

Os encontros vão reunir autores de várias áreas do conhecimento, como coreógrafos, performers, músicos, poetas, artistas, cineastas, atores e antropólogos.

Articular várias dimensões culturais

A organização refere em comunicado divulgado pela Lusa que os envolvidos naquela que será a quinta edição do evento vão, "numa performance contínua, única e irrepetível, fazer soprar no CIAJG o poderoso e misterioso vento primordial da criação que Herberto soube convocar e animar".

O comunicado sublinha ainda "a forma como soube articular e indistinguir várias dimensões temporais, como soube criar uma língua própria, sem tempo e sem lugar, a performatividade da sua escrita, veiculada a partir de uma identidade quase secreta e sem exposição mediática, mas de forte ressonância, fazem de Herberto Helder uma figura tutelar, irradiadora, poeticamente potente".

O Teatro Oficina, estará presente nesta iniciativa com a apresentação, no dia 14, de uma perfomance à volta de “Húmus” de Herberto Hélder.

A edição deste ano de "Encontros para Além da História" conta com a participação, entre outros, de António Poppe e Joana Fervença, Eglantina Monteiro, Rosa Maria Martelo, Susana Chiocca, Vera Mantero (com Kenia Dias, Francis Wilker, Giselle Rodrigues, Jonathan Andrade, Glauber Coradasqui e Edi Oliveira), Pedro A. H. Paixão, Tomás Cunha Ferreira e Mike Cooter, Francisco Janes e Carlos Pereira.