Está aqui

“Demissão de May é apenas mais um episódio da trapalhada do Brexit”

Marisa Matias comentou a demissão de Theresa May do cargo de primeira-ministra do Reino Unido e sublinhou a importância de alcançar um acordo para a saída.
Marisa Matias na Feira de Espinho. Foto de Paula Nunes.

Para Marisa Matias, a demissão de Theresa May é o mais recente episódio da “enorme trapalhada em que se transformou o Brexit”. Sublinhando que participou na campanha pela permanência do Reino Unido na União Europeia, a convite de Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista britânico, Marisa Matias reiterou que “a vontade do povo foi expressa e foi a da saída e agora é preciso um acordo que proteja os cidadãos europeus que vivem no Reino Unido e os cidadãos do Reino Unido que vivem na União Europeia”.

Para a candidata europeia, o “referendo foi uma jogada do Partido Conservador britânico, apoiada pelos socialistas e direita europeia” e afirmou que “o Brexit é um sintoma da confusão em que se transformou a União Europeia”. Questionada sobre a possibilidade de um segundo referendo, explicou que não está em causa uma questão de vontade pessoal mas a vontade do povo britânico, que tem de ser respeitada, evitando “repetir referendos até ter resultados diferentes”.

“ O fundamental é não perdermos o foco e o foco é que uma saída sem acordo não serve a ninguém”, sintetizou.

 

Termos relacionados Europeias 2019, Política
(...)