Está aqui

Dados de telemóveis utilizados na prevenção de epidemias

Investigadores criaram um modelo matemático baseado em dados de telemóveis que previu o desenrolar de um surto de cólera e cenários que o poderiam ter minimizado.
Foto de Gonzalo Baeza/Flickr.

A utilização de dados de telemóveis permite seguir os movimentos dos seus utilizadores e, desde que usados com total anonimato, pode ser uma fonte de informação sobre mobilidade da população, o que é muito importante para compreender a dinâmica de transmissão de doenças infecciosas.

Um artigo publicado esta semana na revista Proceedings of the National Academy of Sciences pelo investigador Andrea Rinaldo e colegas estimou fluxos populacionais diários no Senegal de registos anónimos de telemóveis de 150 mil utilizadores, escolhidos aleatoria e anonimamente, ao longo do ano de 2013. Os fluxos populacionais foram incluídos num modelo epidemiológico do surto de cólera que decorreu no país em 2005.

Os dados dos telemóveis indicam que durante uma peregrinação religiosa na região de Diourbel, no centro oeste do Senegal, aumentam seis vezes mais o número de residentes da área. 

Em 2005, a peregrinação coincidiu com um surto de cólera na região. Usando os dados dos telemóveis, o modelo reproduziu com acuidade o surto e a subsequente infeção de cólera pelo país e previu que intervenções localizadas para reduzir a transmissão da doença durante a peregrinação poderiam ter reduzido significativamente o número de casos da doença.

Modelos matemáticos são muito utilizados para estudar dinâmicas populacionais e podem ser ferramentas robustas no estudo do comportamento de epidemias, podendo ajudar na prevenção das mesmas. 

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Ciência, Cultura
(...)