Curta de Diogo Amarante ganha Urso de Ouro no Festival de Berlim

O filme “Cidade Pequena” do realizador Diogo Costa Amarante foi distinguido no Festival de Cinema de Berlim com o Urso de Ouro para a melhor curta-metragem.
O realizador Diogo Costa Amarante

O júri, constituído pelo artista alemão Christian Jankowski, pela curadora norte-americana Kimberly Drew e pelo programador chileno Carlos Núñez, escolheu o filme cujos enquadramentos “lembram a atenção ao detalhe presente nos quadros do Renascimento italiano”.

Na sinopse disponível na página oficial do certame berlinense, pode ler-se a propósito de “Cidade Pequena”: "Quando Frederico, de seis anos, descobre na escola que as pessoas morrem quando os corações param de bater, não consegue dormir nessa noite. No dia seguinte, a sua mãe pergunta na escola novamente: Será que se deve contar sempre a verdade às crianças?”

No discurso de agradecimento, o realizador português agradeceu à família, coresponsável pelo filme de 19 minutos, e também à equipa de curtas-metragens da Berlinale, que qualificou como “a mais acolhedora” que existe.

A curta de Diogo Costa Amarante deixa no ar a interrogação se devemos contar sempre a verdade às crianças

Diogo Costa Amarante nasceu no Porto, em 1982, e já tinha estado presente no Festival de Berlim em 2014 com com a curta “As Rosas Brancas”, cinco anos após a sua participação na Berlinale Talents.

Amarante foi realizador, coprodutor, argumentista, diretor de fotografia, de montagem e corresponsável pelo som de "Cidade Pequena", uma curta-metragem coproduzida com Miguel Dias e com a Agência da Curta Metragem.

A distinção de Diogo Amarante, eleva para três o número destes galardões atribuídos a Portugal pelo festival de Berlim na categoria de curtas-metragens, depois de “Rafa”, de João Salaviza, em 2012, e de “Balada de um Batráquio”, de Leonor Teles, no ano passado.

Curta de Gabriel Abrantes nomeada para 2017

Entretanto, o filme ‘Os humores artificiais’, de Gabriel Abrantes, conquistou a nomeação do júri internacional do Festival de Berlim para o prémio de melhor curta-metragem europeia de 2017 nos European Film Awards, entregues no final do ano.

“Os humores artificiais", é o filme da Competição de Curtas do Festival de Berlim nomeado para os European Film Awards (EFA) na categoria de melhor curta europeia de 2017. O Festival de Berlim é um dos certames que nomeiam um filme para esta categoria de um dos mais importantes prémios de cinema europeu”, referiu a distribuidora Portugal Film – Agência Internacional de Cinema Português, em comunicado.

Esta distinção permite ao realizador português entrar diretamente na corrida pelo prémio de melhor curta-metragem europeia de 2017, que será entregue a 9 de dezembro, em Berlim, pela European Film Academy.