Está aqui

A crise no cinema em debate esta sexta à noite no Esquerda.net

O Bloco junta, em direto no facebook do esquerda.net, Beatriz Gomes Dias, deputada do Bloco, João Salaviza, realizador, Cíntia Gil, programadora, e Miguel Moraes Cabral, realizador e diretor de som. A iniciativa está agendada para as 21h30.
João Salaviza, Cíntia Gil e Miguel Cabral discutem o impacto da crise, respostas a implementar e o futuro do setor do cinema e audiovisual.

Em plena crise pandémica e económica e apesar dos alertas para a situação calamitosa que se vive no cinema e audiovisual, o Governo recusou-se a avançar com medidas de emergência para o setor.

Nas últimas semanas, os trabalhadores da Cultura e Artes têm-se mobilizado um pouco por todo o país, apelando a que haja uma resposta à altura das necessidades urgentes do setor. Em comunicado, divulgado no final de abril, a Plataforma do Cinema denuncia a inação do ministério face à "situação calamitosa" vivida no setor.

O coletivo dá conta da indisponibilidade do executivo para implementar medidas essenciais que garantam a proteção dos trabalhadores e amortizem os efeitos da suspensão das atividades no setor e que prevejam um aprofundamento do papel da RTP junto do cinema.

Na missiva, assinada pela Agência da Curta Metragem, Apordoc – Associação pelo Documentário, APR – Associação Portuguesa de Realizadores, Casa da Animação, Curtas Vila do Conde, Doclisboa, IndieLisboa, Monstra – Festival de Animação de Lisboa, PCIA – Produtores de Cinema Independente Associados, Porto/Post/Doc, Portugal Film e Queer Lisboa, é sinalizada a “absoluta irrelevância política” do ministério de Graça Fonseca.

Perante este panorama, o Bloco junta Beatriz Gomes Dias, deputada do Bloco, João Salaviza, realizador, Cíntia Gil, programadora, e Miguel Moraes Cabral, realizador e diretor de som, num debate em que se discutirá o impacto da crise, respostas a implementar e o futuro do setor do cinema e audiovisual. A iniciativa está agendada para esta sexta-feira, dia 22, às 21h30, e será transmitida em direto no facebook do esquerda.net

Termos relacionados Covid-19, Política
(...)