Está aqui

Creches: Bloco Açores quer isentar famílias até quarto escalão

Bloco Açores propõe que Governo Regional assuma, na próxima legislatura, despesas familiares com pagamento das creches até ao 4º escalão de IRS.
Paulo Mendes quando prestava declarações à imprensa
Paulo Mendes quando prestava declarações à imprensa

“Atualmente as famílias pagam uma parte da despesa das creches através do pagamento de uma mensalidade que, apesar de ser feito de forma progressiva consoante os rendimentos de cada família, consideramos que seria importante garantir a todos os agregados familiares até ao quarto escalão de IRS de rendimentos deveriam ter acesso gratuito à creche”, afirmou o cabeça de lista do Bloco de Esquerda pela Terceira, Paulo Mendes, em declarações à Lusa.

O coordenador do Bloco Açores visitou uma creche tendo referido que se trata "da primeira etapa de todo um processo educativo", pelo que é preciso "garantir que todas as famílias possam ter acesso" a essa valência.

De acordo com Paulo Mendes “bastava que a região suportasse a despesa da mensalidade prevista para cada uma dessas famílias”.

Dinamizar a economia local

“Estamos a falar aqui, por exemplo, de uma família de classe média até mesmo de classe média baixa que atualmente basta auferir mais do que 700 euros per capita mensais para pagar uma mensalidade de 200 euros mensais”, sublinhou.

O candidato bloquista acentuou que esta proposta faria com que “muitos agregados familiares pudessem poupar por ano até 2300 euros”, dinheiro que poderia “servir para estas famílias tivessem mais algum poder de compra e dinamizar, de certa forma, a economia local”.

Paulo Mendes disse ainda que a proposta do Bloco “não é uma medida muito dispendiosa para o orçamento regional", tendo exemplificado : “Só para ter uma ideia, a derrapagem orçamental verificada na última obra pública na ilha Terceira, que foi o parque de exposições, só o valor respeitante a esta derrapagem daria para cobrir bem à vontade esta despesa”.

 

 

(...)