“Convocar a História”: Podcast com Fernando Rosas está de regresso

A nova série do Podcast “Convocar a História” regressa no dia 15 de setembro. “O Sahara Ocidental, última colónia de África” é o primeiro episódio, com Luísa Teotónio Pereira. Em 2022, o programa vai debruçar-se sobre temas relacionados com as comemorações dos 50 anos do 25 de abril.
“Convocar a História”: Podcast está de regresso

Esta quarta-feira será publicado o primeiro episódio da nova série do podcast “Convocar a História”.

“O Sahara Ocidental, última colónia de África” é o tema deste primeiro programa, que conta com a participação de Luísa Teotónio Pereira.

A historiadora foi co-fundadora do Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral (CIDAC), membro da Direção da Plataforma Portuguesa das ONG de Desenvolvimento, Coordenadora da  Comissão para os Direitos do Povo Maubere, co-fundadora e membro do grupo ecuménico "A Paz é Possível em Timor-Leste" e co-fundadora e membro da Direcção do Centro para a Cidadania Timorense. Atualmente é membro da Associação de Amizade Portugal-Sahara Ocidental.

Neste mês de setembro serão publicados mais dois programas: no dia 22 o programa, sobre “Os donos da terra” com Fernando Oliveira Baptista e no dia 28 debater-se-á “Lisboa, Lugares de Memória Colonial” com Beatriz Gomes Dias.

A Noite Sangrenta de 19 de outubro de 1921, o Movimento LGBTI em Portugal, a abertura do campo do Tarrafal, a Abrilada de 1961, a rotura da “Ala Liberal” ou a Libertação de Goa, Damão e Diu são alguns dos temas em debate nos programas do podcast até ao final de 2021.

Em 2022, os programas do podcast irão debruçar-se sobre temas relacionados com as comemorações dos 50 anos do 25 abril, designadamente a crise do regime, a Revolução e o novembroismo e a “normalização” da democracia.

O podcast “Convocar a História” é publicado sempre à quarta-feira. Além de Fernando Rosas, a equipa é constituída por Andrea Peniche, Luís Farinha, Mariana Carneiro, Miguel Cardina e Rita Lucas Narra.

Termos relacionados Sociedade