Bloco

Contagem decrescente para o acampamento Liberdade 2024

05 de julho 2024 - 16:54

Entre os dias 25 a 28 de julho, jovens de todo o país encontram-se no acampamento Liberdade, no parque de campismo de S. Gião, em Oliveira do Hospital. São quatro dias de debate, camaradagem, música e festa, “abrindo caminhos à Esquerda”! O programa já foi divulgado e as inscrições ainda estão abertas.

PARTILHAR
Liberdade 2023. Foto de Lou Loução.
Liberdade 2023. Foto de Lou Loução.

O Liberdade é um espaço de ensaio para o mundo novo e para a vida boa que queremos construir, livres da exploração. Um acampamento assumidamente anticapitalista onde partilhamos experiências de ativismo e concepções de sociedade. Este acampamento, que tem a sua vigésima edição este ano, é organizado horizontalmente, sem hierarquias e conduzido em autogestão, com planeamento e tarefas partilhadas, sem que ninguém seja sobrecarregado.

Liberdade 2010
Liberdade 2010

Este tem sido um espaço incrível para formação política de gerações de jovens de esquerda. Pomos em cima da mesa da agenda política todos os temas valorizando o pluralismo no debate de ideias.

Liberdade 2010.
Liberdade 2010.

Em edições anteriores já debatemos temas como «My loneliness is killing me: Saúde mental e capitalismo», «Estratégias climáticas entre decrescimento e polpa de tomate», «Deitar abaixo ou contextualizar? Estátuas coloniais e espaço público», «O blábláblá liberal: da criptomoeda à meritocracia» ou «Da Guerra dos Tronos ao Tratado Orçamental – Meios para vencer a casta política».

Liberdade 2023. Foto de Lou Loução.
Liberdade 2023. Foto de Lou Loução.

O Liberdade também conta com workshops e atividades práticas como «Palavra de desordem – oficina agit-prop», «Vídeo-ativismo» ou «Linguagem inclusiva».

Liberdade 2013.
Liberdade 2013.

O Liberdade foi sempre um lugar de descoberta e emancipação. É o lugar certo para experimentarmos sermos quem somos, por inteiro. Inclusão é a máxima inviolável, sem espaço para a discriminação. Aqui, “não é não, sim é sim e talvez é não”. As conversas prolongam-se para lá dos debates, durante as refeições, na praia e no meio da pista da discoteca. Fazemos novas amizades e partilhamos experiências entre pessoas racializadas e queer. Laços de camaradagem marcam-nos para sempre e são levados para os ativismos lá fora, no partido, na escola, na faculdade, no trabalho, nas ruas.

Liberdade 2011. Foto de Paulete Matos.
Liberdade 2011. Foto de Paulete Matos.

Mas não se faz a luta sem ritmo e, se não pudermos dançar, essa não é a nossa revolução! Na icónica festa feminista damos destaque a mulheres artistas e não passam músicas com letras machistas. A discoteca enche-se de mensagens de empoderamento feminino e o assédio não põe os pés na pista. Acolhemos artistas negros, trans, de culturas alternativas, procurando celebrar a diversidade e dar visibilidade a expressões menos representadas.

Concerto de Hellas no Liberdade 2023. Foto de Lou Loução.
Concerto de Hellas no Liberdade 2023. Foto de Lou Loução.
Liberdade 2014. Foto de Paulete Matos
 Liberdade 2014. Foto de Paulete Matos

 

Programa Liberdade 2024
Termos relacionados: Política