Está aqui

Concertos inéditos de Zeca Afonso editados

São duas gravações feitas em 1968 e 1980. Saem em abril. Mas a pré-venda do livro-álbum que conta com textos de Adelino Gomes começa já esta terça-feira.
Foto de Zela/Flickr
Foto de Zela/Flickr

Foram dois de muitos espetáculos de José Afonso. A 4 de maio de 1968, em Coimbra, e a 23 de fevereiro de 1980, em Carreço, Viana do Castelo. Mas estes foram gravados e essas gravações sairão agora num livro-álbum.

Para além do registo sonoro, Adelino Gomes conta, em 80 páginas, as histórias por detrás destas sessões editadas pela Tradisom. A editora colocou o livro em pré-venda e quem o comprar nesta altura verá o seu nome inscrito como apoiante do projeto.

José Moças, o editor responsável pela publicação, contou ao jornal Público como ouviu por acaso no carro de um amigo um dos concertos e como foi à procura do outro. Depois, juntou o jornalista Adelino Gomes ao projeto. Este tratou da investigação. E assegura que tropeçou em vários episódios desconhecidos “e não raro comoventes” que ilustram a vida de José Afonso. Como um dos concertos, em que se venderam os bilhetes mesmo sem a data do concerto estar ainda fixada.

Adelino Gomes pensa contribuir com esta sua investigação “para impedir aquilo que nossa desmemória se encarregaria de apagar em definitivo.”

Termos relacionados Cultura
(...)