Comício de apoio a Lula reuniu apoiantes em Lisboa

No Rossio lisboeta, houve música e palavras de ordem em apoio a Lula da Silva nas presidenciais brasileiras. Deputada bloquista Joana Mortágua disse que a candidatura de Lula é a que representa "a restauração da democracia no Brasil".
Fotos de Pedro Faria.

O comício de apoio a Lula da Silva em Lisboa juntou algumas centenas de pessoas este sábado à tarde no Rossio. Houve atuações musicais e intervenções políticas a cargo de membros do PT, PCdoB, PSOL e de coletivos do Comité Lula Portugal de Lisboa, Porto e Coimbra.

A deputada do Bloco Joana Mortágua também interveio para prestar a solidariedade do partido a uma candidatura "que representa a restauração da democracia no Brasil". Para Joana Mortágua, "a luta pela democracia e contra o trumpismo é uma luta internacional" e o povo brasileiro estará na primeira linha dessa luta quando for chamado às urnas no próximo mês.

Joana Mortágua elogiou também o percurso da esquerda brasileira sob o mandato de Jair Bolsonaro: "souberam transformar o golpe contra a Constituição numa plataforma unitária de defesa da Constituição, souberam transformar uma prisão política num acampamento de solidariedade internacional em Curitiba, souberam transformar o assassinato de uma lutadora na luta de tantas mulheres negras, lésbicas e ativistas como a Marielle. Transformaram um genocídio não em desespero mas em indignação e a destruição da Amazónia numa enorme campanha internacional em defesa do Ambiente", afirmou a deputada.

Por último, mas não menos importante, "fizeram das vítimas do bolsonarismo protagonistas da resistência que agora também são candidatas e candidatos ao Congresso" na eleição que terá lugar ao mesmo tempo das presidenciais e que também será determinante para uma mudança de políticas no Brasil, concluiu.

Termos relacionados Política