Está aqui

Combustíveis: "Há uma dificuldade por parte do Governo para ir mais além"

Isabel Pires, deputada do Bloco, defendeu que o Governo pode controlar o preço através das margens de lucro com “implementação de medidas anti especulativas do próprio preço dos combustíveis”.
Foto de Pedro França/Agência Senado | Flickr

No Fórum da TSF desta segunda-feira, o tema abordado foi o preço dos combustíveis que estão mais elevados do que nunca. Isabel Pires, deputada do Bloco de Esquerda, participou no programa de rádio e começou por referir que “está aqui a haver uma dificuldade por parte do Governo de ir mais além nesta matéria”, lembrando que há umas semanas foram discutidos vários projetos na Assembleia da República para tentar responder a este problema.

A deputada considera que a diminuição de impostos não resolve o problema e a proposta do Bloco “incide mais sobre a questão das margens, como é que o Governo pode controlar o preço, e de implementação de medidas anti especulativas do próprio preço de venda dos combustíveis ao público”.

Isabel Pires lembra que esta proposta dos bloquistas “acabou por ser chumbada pelo PSD e pela Direita, mas passado pouquíssimo tempo voltamos outra vez ao mesmo debate e creio que devem ser colocadas em cima da mesa todas as propostas, inclusivamente estas que mexem de facto com as margens de lucro e que mexem com o próprio modelo de lucro anti especulativo”.

A bloquista acredita que a descida dos impostos “poderá ser uma parte dessa equação, aliás, já em 2016 havia uma tentativa de chegar a uma neutralidade e foi o próprio Governo do PS que na altura fez essa proposta tentando encontrar um mecanismo onde o imposto acaba por não ter esse impacto no preço final de venda independentemente da oscilação do preço da matéria-prima tivesse”.

“Seria muito importante que neste momento existisse uma verdadeira vontade do Governo de aliar estes vários tipos de propostas para rapidamente e com alguma urgência responder às necessidades que estão aqui colocadas”, terminou Isabel Pires.

Termos relacionados Política
(...)