Cimeira do Clima expulsa observadores após protesto no recinto

Centenas de ativistas ocuparam parte do recinto da cimeira em protesto contra a inação dos governos. A polícia da ONU expulsou-os e retirou muitas acreditações.
Seguranças da ONU expulsaram e arrancaram crachás de identificação dos observadores que protestavam no recinto. Imagem Sierra Club BC

No dia em que Greta Thunberg discursou na Cimeira do Clima em Madrid, centenas de representantes de ONG e de movimentos da sociedade civil que observam a cimeira organizaram um protesto ruidoso com tachos e panelas no interior do recinto.

Com esta manifestação, quiseram enviar aos organizadores e países envolvidos nas negociações que se arrastam em Madrid uma mensagem simples: exigem ações concretas e justiça climática, que passa por não deixar que os países ricos empurrem a responsabilidade pela ação climática aos países pobres.

A reação da organização foi mandar a polícia da ONU, que faz a segurança no interior do recinto, impedir a entrada dos observadores no espaço da cimeira, expulsando-os do local. Pelo caminho, vários seguranças arrancaram aos manifestantes os seus crachás que os identificam enquanto participantes da cimeira. Foi o caso da responsável pela pasta do ambiente na central sindical espanhola UGT, expulsa do recinto na companhia de sindicalistas chilenos, peruanos, brasileiros e argentinos e de muitas centenas de outros observadores da cimeira.

As negociações propriamente ditas entraram na reta final para chegar a um acordo político no final da semana. Mas não se notam avanços em alguns dos temas principais, a começar pela data em que os países terão de apresentar a revisão dos seus compromissos em 2020, como ficou estabelecido no Acordo de Paris.

Com os cientistas a alertarem para a necessidade de ação rápida nos próximos dez anos para evitar a catástrofe climática, não é indiferente que esses compromissos ainda possam demorar um ano inteiro para serem concluídos e reunidos pela ONU, perdendo-se assim um décimo do tempo que devia ser de ação determinada para limitar as emissões poluentes.

Termos relacionados Ambiente