CGTP com ações de luta hoje e amanhã

Junho é um mês marcado por ações de luta da CGTP. Hoje há plenário de trabalhadores da Portugália, em Lisboa, e, em Lamego, juntam-se professores precários e desempregados. No dia 22, há três plenários e greve dos trabalhadores das Águas do Algarve.
CGTP com ações de luta hoje e amanhã. Imagem: CGTP

No dia 27 de março, dia em que foi votado o Orçamento de Estado para este ano, a CGTP organizou uma concentração em frente a Assembleia da República. Esta iniciativa marcou o início de um ciclo de luta que se desenrola no mês de junho com concentrações, desfiles e manifestações, plenários e greves em vários setores em empresas e que culmina com uma manifestação nacional, no dia 7 de julho, em Lisboa, do Marquês de Pombal para a Assembleia da República. Em causa está a luta pelo aumento dos salários e pensões e contra o aumento do custo de vida e ataque aos direitos.

Hoje, dia 21, decorrem duas iniciativas de luta. Às 15h00, os trabalhadores dos restaurantes Portugália realizam um plenário, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria, Turismo, Restauração e Similares do Sul, estrutura afeta à Federação dos Sindicatos da Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT).

Também às 15h00, mas em Lamego, o Sindicato dos Professores da Região Centro promove um plenário de docentes contratados e desempregados.

No dia 22, o Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria, Turismo, Restauração e Similares do Sul promove três plenários, sendo um de trabalhadores do empreendimento de Vale do Lobo, no Algarve, e outro de trabalhadores do Hotel Palácio, situado em Cascais e outro da Eurest/Tabaqueira.

Na quarta feira decorre também uma greve, com a duração de 24 horas, dos trabalhadores das Águas do Algarve. Às 10h00 estarão concentrados à porta da sede da empresa, em Faro. Entre outras medidas, reivindicam aumento dos salários e progressão das carreiras, negociação das propostas apresentadas na revisão do Acordo Coletivo de Trabalho, eliminação da discriminação salarial nas mesmas funções, fim do trabalho solitário e isolado e admissão de mais trabalhadores.

Termos relacionados Sociedade