Está aqui

CGD vai pagar juros de depósitos poupança abaixo de um euro

A Caixa Geral de Depósitos voltou atrás na sua decisão de não pagar juros nos depósitos poupança quando o valor é inferior a um euro. O Bloco considerou a retenção de juros uma “medida ‘pioneira’ inclassificável e incompreensível a todos os níveis”.
Fotografia de Paulete Matos
Fotografia de Paulete Matos

A medida deveria entrar em vigor em agosto. “A Caixa Geral de Depósitos [CGD] tomou boa nota da comunicação efetuada pelo Banco de Portugal. Em face da expectativa criada, a Caixa decidiu acolher a recomendação sobre a medida que entraria em vigor no dia 01 de agosto”, pode ler-se num comunicado do banco.

Na semana passada, o banco informou os clientes de que, a partir do início do próximo mês, iria cortar em 70% a remuneração de alguns produtos poupança e depósitos a prazo, com redução dos juros de 0,05% para 0,015%. Informou ainda que não pagaria juros ilíquidos até um euro. Ou seja, caso a taxa de juro contratada resultasse numa taxa de juro de menos de um euro, este valor não seria pago pelo banco.

No início desta semana, o Bloco de Esquerda questionou o governo sobre se este iria tomar alguma posição junto do banco público. O partido considerou a retenção de juros uma “medida ‘pioneira’ inclassificável e incompreensível a todos os níveis”.

Termos relacionados Sociedade
(...)