Está aqui

Centro histórico de Lisboa tem 3 mil alojamentos locais por quilómetro quadrado

O alojamento local já ocupa 41% das casas da freguesia de Santa Maria Maior. Os cerca de 3000 alojamentos locais (AL) têm capacidade para albergar mais de 15 mil turistas. Bloco quer alargar a restrição do AL a todas as zonas do centro e às que estão sob monitorização.

Conforme escreve o Negócios, nos períodos em que os alojamentos estão cheios, por cada 100 residentes há 184 a 197 turistas a pernoitar nos bairros do Castelo, Mouraria e Alfama.

A segunda freguesia com maior percentagem de alojamento local (AL) é a Misericórdia, que inclui o Bairro Alto, Santa Catarina e Cais do Sodré, onde a quota do alojamento local atingiu os 35%.

No período de transição, ou seja, desde o momento da aprovação até à entrada em vigor da lei aprovada na Assembleia da República que prevê que as Câmaras podem estabelecer quotas ou "zonas de contenção" para o alojamento local, o crescimento deste tipo de arrendamento foi transversal a todo o centro da cidade. Nas freguesias de Santo António e São Vicente, a percentagem de casas destinadas a turistas passou em três meses de 15% e 12% para 18% e 14%, respetivamente. Em bairros como Arroios ou Estrela, a quota já chega aos 9% e 8%.

Desde 9 de novembro passaram a estar suspensas as autorizações para novos registos de estabelecimentos de alojamento local em cinco bairros históricos: Alfama, Mouraria e Castelo, Bairro Alto e Madragoa.

A medida estava prevista no Acordo que foi firmado entre o Bloco e o PS em Lisboa, que prevê alterações ao enquadramento legal do alojamento local no sentido de um processo de autorização com critérios a definir pelos municípios.

O vereador bloquista Manuel Grilo congratulou-se com a suspensão do alojamento local em vários bairros lisboetas, defendendo, contudo, que a medida já é tardia e que a restrição ao AL tem de ser expandida para outras zonas sobrecarregadas.

 

Termos relacionados Sociedade
(...)