Está aqui

Centenas de municípios espanhóis proibiram espetáculos circenses com animais selvagens

No Estado Espanhol mais de 475 municípios, quatro comunidades autónomas, a que se juntarão brevemente Aragão e o País Valenciano, proibiram a utilização de animais selvagens ou silvestres em espetáculos circenses nos seus territórios.
Municípios e comunidades autónomas em que vivem dois terços da população do Estado Espanhol proibiram espetáculos circenses com recurso a animais selvagens ou silvestres.

Este ano será a primeira vez que as Festas de Bilbau não terão nenhum espetáculo circense com recurso a animais. Segundo avança o jornal “El Correo, a decisão, no entanto, não foi tomada pelo Governo Basco, mas tem em conta outras circunstâncias.

O vencedor do concurso “O Grande Circo Mundial”, que recorre a espetáculos com animais, não entregou atempadamente a documentação necessária, pelo que a adjudicação do espetáculo recaiu sobre o “Circo Italiano”, que não utiliza animais no seu espetáculo.

“Estamos há seis anos sem utilizar qualquer animal nos nossos espetáculos”, comentou ao “El Correo” Ricard Panadés, diretor do circo que atuará nas Festas de Bilbau deste ano.

Na vizinha Espanha é cada vez mais difícil aos circos explorarem animais selvagens ou silvestres nos seus espetáculos. Mais de 475 municípios, entre os quais se encontram o grosso das maiores cidades do Estado, quatro comunidades autónomas, a que se juntarão Aragão e o País Valenciano, proibiram a sua utilização nos espetáculos circenses nos seus territórios. Uma velha reivindicação do movimento animalista que está a conquistar cada vez mais força.

Em números significa que a exploração de animais selvagens ou silvestres está proibida, ou em vias de o estar, em municípios e comunidades em que residem mais de 29 milhões de habitantes, quase dois terços dos 46,5 habitantes do Estado Espanhol.

Termos relacionados Animais, Ambiente
(...)