Centenas de atividades gratuitas até domingo no Serralves em Festa

A 16ª edição do Serralves em Festa começa esta sexta-feira na Fundação Serralves no Porto. Até domingo, haverá centenas de concertos, espetáculos de dança, exposições e outras iniciativas.
Serralves em Festa 2019. Imagem Fundação de Serralves.

A partir desta sexta-feira e até domingo, a 16ª edição do Serralves em Festa vai ter centenas de concertos, espetáculos de dança, exposições e outras iniciativas para "celebrar Serralves como um espaço inclusivo da arte contemporânea e da cultura, incorporando ainda o pensamento e práticas ligadas à reflexão sobre o meio ambiente e a paisagem", segundo a descrição do evento.

Na música, o programa inclui nomes portugueses como Nídia, Black Bombaim, HHY & The Macumbas. Entre os nomes estrangeiros, destaque para os noruegueses Elephant9, o projeto norte-americano Christeene Vale, o ensemble britânico Ex-Easter Island Head, o percussionista japonês Seijiro Murayama, a música experimental contemporânea do chileno Cristián Alvear. Destaque ainda para a Dur Dur Band da Somália, um dos grupos mais conhecidos na cena disco de Mogadíscio na década de 1980.

Nas artes performativas, o destaque vai para Joan Jonas, nome cimeiro da performance art e video norte-americanos, que vem ao Porto apresentar uma reconstrução da peça "Mirror Piece II", interpretada pela primeira vez em 1970. Outros nomes na agenda: o brasileiro Gustavo Ciríaco com a peça "Cortado por todos os lados, aberto por todos os cantos", a trapezista francesa Chloé Moglia, o bailarino e coreógrafo brasileiro Volmir Cordeiro.

O programa inclui ainda uma série de oficinas e visitas organizadas pelo serviço educativo da fundação. Tudo organizado este ano numa linha de "programação de projetos performativos apresentados em espaços não convencionais ou em diálogo com determinados locais da Fundação de Serralves, nomeadamente o Foyer do Museu e do Auditório, a Casa e o Parque de Serralves”.

Termos relacionados Cultura