Catarina Martins quer transportes gratuitos, a começar pelos desempregados

Numa reunião com a administração da Carris, Catarina Martins propôs criar um plano “para a gratuitidade dos transportes coletivos que nos permita libertar as cidades do carro individual”.
Catarina Martins após a reunião com a administração da Carris | Foto de Andreia Quartau

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, reuniu esta sexta-feira com a administração da Carris, juntamente com Beatriz Gomes Dias e Ricardo Moreira, primeira e segundo candidato à Câmara Municipal de Lisboa nas próximas eleições autárquicas.

Em declarações à imprensa, a coordenadora do Bloco começou por referir que “queríamos assinalar o percurso extraordinário que foi possível fazer com os transportes nestes últimos quatro anos. Como sabem, estava preparada a privatização da Carris, depois de um longo período em que foi diminuindo a oferta de transportes e os passes aumentaram de preço de uma forma vertiginosa”, salientando o acordo feito pelos bloquistas para esta situação não acontecer, em 2017, na Câmara Municipal de Lisboa

Atualmente, a Carris tem mais 400 motoristas do que tinha há quatro anos e para Catarina Martins “isto significa o aumento da frota, a sua modernização e um aumento das linhas” Estas melhorias significaram “ter uma resposta social, já que os passes hoje são muito mais baratos, e uma resposta climática, porque transporte coletivo modernizado é o primeiro passo para baixar as emissões causadoras de efeitos estufa”, acrescentou.

A coordenadora bloquista, acompanhada pelos candidatos à Câmara Municipal de Lisboa, propõe alargar a gratuidade do transporte coletivo, já implementado em crianças até aos 12 anos. “Começar por garantir os passes gratuitos a quem está desempregado, estender depois a todos os menores de 18 e a todos os maiores de 65 anos e com isso criar um plano, a prazo, consistente, para a gratuitidade dos transportes coletivos que nos permita libertar as cidades do carro individual e que nos permita também fazer uma transição de mobilidade, uma transição energética, que é imprescindível no nosso tempo”, afirmou Catarina Martins.

Questionada sobre as próximas eleições autárquicas no concelho de Lisboa, a coordenadora nacional do Bloco sublinhou que “o que nós queremos no próximo mandato é que o Bloco de Esquerda tenha a força para uma solução de governo para a autarquia que inclua este caminho de progressiva gratuitidade dos transportes coletivos”.

Termos relacionados Autárquicas 2021, Política