Neste domingo abrem as mesas de voto para a generalidade dos cerca de 10 milhões de eleitores recenseados. A coordenadora do Bloco de Esquerda votou esta manhã, em Vila Nova de Gaia, num processo “rápido e seguro”. E deixou um apelo para que “toda a gente exerça o seu direito de voto”.
“Este é momento de agradecer aos milhares de pessoas que, em todo o país, garantem que o processo eleitoral decorra de melhor forma”, disse Catarina.
“Quero apelar a todas as pessoas que venham votar. Nos momentos difíceis, a democracia responde através do voto. Que ninguém se esqueça do voto para que depois também não haja um governo que se possa esquecer dos problemas do país”, continuou por dizer.
E deixou uma mensagem também para quem está em isolamento: “venha votar. Tem esse direito e deve exercer esse direito. Cumprindo todas as regras de segurança, está tudo preparado para que votar seja seguro para toda a gente”.
Segundo a Direção-Geral da Saúde, 1,2 milhões de eleitores estavam em isolamento este sábado.
“A abstenção não é solução”, porque, alerta, “deixa que outras pessoas escolham por nós. Toda a gente deve vir votar, incluindo quem está isolado”, concluiu.
As mesas de voto estarão abertas até às 19h, hora a partir da qual só poderá votar quem estiver na assembleia de voto. Para quem está em isolamento, é indicado que vote entre as 18h e 19h.
O eleitor deve levar consigo o documento de identificação civil ou qualquer outro documento oficial que contenha a sua fotografia atualizada, como o Passaporte ou Carta de Condução.
Caso não saiba o seu local de voto, pode enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 3838 com: RE[espaço]Número do BI/CC[espaço]Data de nascimento(AAAAMMDD). Exemplo para nascidos em 6 de maio de 1928: RE 12345678 19280506. Se tem acesso à Internet, pode ainda consultar o site www.recenseamento.mai.gov.pt.