Candidatura Cidadãos por Coimbra defende conclusão do Museu da Universidade

Jorge Gouveia Monteiro defendeu conclusão do Museu da Universidade para que um “enorme potencial de conhecimento" seja disponibilizado à comunidade.
Gouveia Monteiro defendeu conclusão do Museu da Universidade

O candidato à Câmara Municipal de Coimbra pelo movimento “Cidadãos por Coimbra” visitou, nesta sexta-feira 22 de setembro, o laboratório Chimico, que alberga há anos o que corresponde à primeira fase do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC).

Gouveia Monteiro disse que a Câmara “tem de se entender” e “trabalhar ombro a ombro” com a UC, que é proprietária do museu, que em parte já funciona, mas cuja segunda fase nunca chegou a ser concretizada.

“Os tesouros da cidade têm de ser discutidos nesta campanha [autárquica]”, disse o candidato, recordando que diversas coleções da instituição de ensino superior fundada por D. Dinis, em 1290, "não estão acessíveis" ao público porque a segunda fase ainda não avançou.

O candidato e antigo vereador do CDU apontou que diversas coleções científicas deveriam ser "mostradas a Coimbra e ao mundo”.

Há uma década o então reitor da Universidade, Seabra Santos, apresentou a segunda fase do projeto, da autoria dos arquitetos Carlos Guimarães e Luís Soares Carneiro. Seabra Santos anunciou então que para essa fase “estava reservada uma verba de 15 milhões de euros”, na sequência de uma candidatura aos fundos europeus. Porém, essa verba não chegaria a ser utilizada.

À agência Lusa, Jorge Gouveia Monteiro disse que “este projeto fantástico” não avançou, designadamente, pelo facto de não ter sido “desbloqueada a componente nacional” do investimento.

“Não é compreensível que esta fase, com enorme importância científica para todo o mundo, esteja paralisada”, concluiu o candidato do movimento Cidadãos por Coimbra.