Câmara de Saragoça censura palestra de eurodeputado do Podemos

Miguel Urban, eurodeputado do Podemos, escreveu um livro sobre o crescimento do Vox e ia apresentá-lo em Saragoça. A Câmara Municipal quer censurar o debate por considerá-lo “discriminatório” do partido de extrema-direita. PP e Ciudadanos, que governam a cidade, dependem do voto do Vox para ter maioria.
Foto da capa do livro de Miguel Urban "A emergência do Vox".
Foto da capa do livro de Miguel Urban "A emergência do Vox". Fonte: twitter.

A Câmara Municipal de Saragoça não quer que Miguel Urban, eurodeputado do Podemos, Pedro Santisteve, ex-alcaide de Saragoça e membro do movimento Saragoça em Comum, e Julia Cámara, militante feminista, se juntem para debater “A emergência do Vox”.

O debate estava convocado para girar à volta do livro do Urban e foi organizado pelo Centro Social Comunitario Luis Buñuel, uma organização do bairro do Gancho que tem sede no edifício municipal.

No entender da Câmara, o conteúdo do livro que foi lançado em novembro do ano passado é discriminatório para com o Vox. PP e Ciudadanos, liderados localmente por Jorge Azcón e Sara Fernández, estão em coligação nesta Câmara mas dependem do voto do Vox.

A autarquia lançou um comunicado em que citava a sua assessoria jurídica para assegurar que “tal atividade não se encontra dentro dos objetivos” do convénio que permite que o centro social funcione num espaço municipal e que está mesmo em contravenção à cedência de espaço.

Assim, as autoridades municipais avisaram a “Oficina do Plano Integral do Centro Histórico” para que comunique aos organizadores do evento que este “não deve celebrar-se” e para que “adote todas as medidas necessárias para isso” uma vez que é “proibído qualquer ato que (…) atente contra a dignidade das pessoas ou as discrimine em função de raça, sexo, opinião ou qualquer outra causa ou circunstância pessoal ou social”.

Os organizadores e participantes do debate não ficaram impressionados com a intenção censória da autarquia. Tanto o centro social, como Miguel Urban e Santisteve garantiram que vão mesmo apresentar publicamente um livro em que se analisa como o partido de extrema-direita cresceu.

Urban escreveu no Twitter que “não podemos permitir que a censura da extrema-direita e dos seus aliados acabe com a liberdade de expressão em Saragoça”. E o Centro Social Luis Buñuel disse ao jornal Público espanhol que “o livro vai ser apresentado como “forma de desobediência contra a extrema-direita”. A Sylone Editorial, que lançou o livro, escreveu “a apresentação mantém-se. Aparece e divulga. Face ao fascismo nem um passo atrás!”.

Termos relacionados Internacional