Em comunicado, o vereador do Bloco de Esquerda na Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Grilo, informa que a plataforma de Ensino à Distância criada é “uma ferramenta para todos os alunos e professores do 1.º ciclo de ensino público de Lisboa". Está acessível através do endereço sucessoescolar.lisboa.pt.
A plataforma “pretende ser mais um apoio às atividades letivas enquanto as escolas estiverem encerradas”, pode ler-se no comunicado do Gabinete do Vereador do Bloco.
A plataforma Lisboa + Sucesso Escolar “integra recursos educativos e pedagógicos que permitem criar um ambiente inovador, interativo e estimulante”, mas também “é possível comunicar por videoconferência em ambiente simples e seguro, sem necessidade de recorrer a registos adicionais como em outras plataformas”, aponta a vereação.
Manuel Grilo refere que “é através da escola que são garantidos mecanismos que combatem as desigualdades. Por isso, num momento em que a escola vive um desafio tão difícil a esse nível, queremos garantir que existem espaços em plataformas digitais, de qualidade e gratuitas, onde se possa fomentar a comunicação regular entre alunos e professores, promovendo o trabalho em grupo e a manutenção do sentimento de pertença à turma”.
Esta plataforma foi criada no âmbito do programa aprovado em 2020, com o nome “Covid-19: Programa para redução das desigualdades dos alunos do 1.º Ciclo das Escolas do Município”.