Está aqui

Boris Johnson pede ajuda a Macron para renegociar Brexit

Boris Johnson, novo primeiro-ministro britânico, transmitiu ao presidente francês, Emmanuel Macron, a sua vontade de renegociar o Brexit. Assim, pediu-lhe ajuda para abolir a salvaguarda da fronteira irlandesa.
Fotografia: commons/wikimedia.org
Fotografia: commons/wikimedia.org

Segundo um porta-voz do governo britânico, Johnson e Macron falaram ao telefone, tendo ambos concordado em reunir para discutir o Brexit. A mesma fonte afirma que Johnson insistiu na necessidade de renegociar o acordo de saída, retirando dos termos a questão do “backstop”, a polémica salvaguarda de proteção da fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte. “O primeiro-ministro quer chegar a um acordo. Vai procurá-lo de forma vigorosa, mas o (existente) acordo de saída foi rejeitado por três vezes na Câmara dos Comuns, Isso não voltará a acontecer”, acrescentou. De forma a evitar nova rejeição no parlamento britânico, o Brexit deverá ser alvo de uma reformulação. A cláusula de salvaguarda irlandesa destina-se a impedir a existência de uma fronteira física entre a Irlanda e a Irlândia do norte, após o Brexit. Este tem sido o principal obstáculo à aprovação do acordo negociado enter Theresa May e a Comissão Europeia.

Amélie de Montchalin, secretária de Estado para os Assuntos Europeus francesa, já alertou para a necessidade de ambas as partes evitarem “jogos ou provocações” a três meses do prazo final do Brexit, 31 de outubro.

Entretanto, Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, reafirmou esta semana que o acordo de saída do Reino Unido já acordado é o único aceitável pela União Europeia.

Termos relacionados Brexit, Internacional
(...)