Bloco recusa participar nas cerimónias com o Presidente da China

O Bloco não participará nas cerimónias relacionadas com a visita Xi Jinping, uma vez que “nada mudou desde 2010, continua o desrespeito pelos direitos humanos e a repressão”.
Xi Jinping em Angra do Heroísmo em 24 de julho de 2014 – Foto de Antonio Araujo/Epa/Lusa

“As posições do Bloco mantêm-se, nada mudou desde 2010, continua o desrespeito pelos direitos humanos e a repressão e, por isso, o Bloco não estará presente”, afirmou uma fonte do partido à Lusa.

Catarina Martins tinha sido convidada para o jantar oficial, enquanto Pedro Filipe Soares, líder parlamentar bloquista, e os deputados José Manuel Pureza, vice-presidente da Assembleia da República (AR), e Moisés Ferreira, secretário da Mesa, tinham sido convidados para estarem presentes no encontro com Xi Jinping na AR, pelo presidente do parlamento, Eduardo Ferro Rodrigues.

Segundo a Lusa, em 2010, aquando da visita de Hu Jintao, o então líder bloquista, Francisco Louçã, justificou à agência a posição do partido afirmando que “seria muito hipócrita” aplaudir ou participar em banquetes com “o representante de um regime político que despreza o direito de greve, o direito de opinião e de liberdade de imprensa”.