Está aqui

Bloco questiona governo sobre lições do fracasso na defesa da floresta contra incêndios

O deputado bloquista Ricardo Vicente confrontou os ministros do Ambiente e Administração Interna com as metas falhadas do Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios e com a necessidade de alterar a atual estrutura florestal do país. Mas não obteve respostas.
Matos Fernandes e Eduardo Cabrita.
Ministros Matos Fernandes e Eduardo Cabrita na apresentação do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais. Foto António Pedro Santos/Lusa

No debate orçamental na especialidade, o tema da defesa da floresta e da sua reconversão para proteger as populações em tempos de alterações climáticas dominou as perguntas dirigidas pelo deputado bloquista Ricardo Vicente ao governo.

“Os grandes incêndios ocorridos em 2017 são apenas uma amostra dos riscos que corremos se mantivermos a estrutura florestal atual em cenários de alterações climáticas mais graves. A atual ocupação abusiva do território por parte da produção florestal intensiva não pode continuar”, defendeu o deputado no debate com o ministro do Ambiente, criticando a ausência de medidas no Orçamento para 2020 no sentido de concretizar aquele objetivo.

Para Ricardo Vicente, o Orçamento “devia ter medidas ambiciosas em três dimensões”: implementar um sistema de gestão integrada de fogos rurais, enfrentar as práticas predatórias das indústrias da celulose e biomassa; e promover a valorização e aumento substancial da área de floresta autóctone.

Já esta quarta-feira, no debate com o ministro da Administração Interna, Ricardo Vicente interveio sobre o fracasso das metas do Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, já apontadas quer pelo Tribunal de Contas, quer pelo Observatório Técnico Independente, questionando em seguida Eduardo Cabrita sobre o plano de ação para implementar o Sistema de Gestão Integrada dos Fogos Rurais. Na resposta, o ministro afirmou que esse plano de ação está em fase de consulta pública, o que não corresponde à verdade: o documento que está atualmente em consulta pública é o da Estratégia 2030 do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais, faltando ainda conhecer o seu Programa de Ação.

 

Termos relacionados Orçamento do Estado 2020, Política
(...)