Bloco questiona descargas poluentes nas praias da Marinha Grande

O Bloco de Esquerda questionou o Ministério do Ambiente e da Transição Energética sobre um conjunto de denúncias que recebeu a propósito de descargas poluentes nas praias de São Pedro de Moel, da Concha e da Vieira. O partido exige medidas para descobrir a origem da contaminação.
Descarga poluente na praia de São Pedro de Moel.

Na pergunta enviada esta quinta-feira ao governo, o deputado Heitor de Sousa informa que chegaram várias denúncias ao Bloco de Esquerda sobre contaminação de algumas praias da Marinha Grande.

As descargas poluentes terão ocorrido no dia 30 de julho e atingiram as praias de São Pedro de Moel, da Concha e da Vieira. O partido junta às questões apresentadas as fotografias que lhe chegaram das das águas poluídas que “afetaram o areal e a biodiversidade local”.

Descarga na praia da concha

Descarga na Praia de São Pedro de Moel

De acordo com as informações recolhidas pelo Bloco, esta situação repete-se “com alguma frequência, embora fora da época balnear”, apresentando-se “suspeitas de que seja resultado de práticas danosas para o ambiente com origem na indústria da celulose, em Leirosa, na Figueira da Foz, que possui um emissário submarino para o mar através do qual são despejadas grandes quantidades de resíduos”.

Por isso, considera-se, é “fundamental apurar se estamos perante situações de poluição industrial e identificar a origem dos poluentes, bem como tomar medidas que evitem a repetição deste cenário no futuro, pois além de configurar um problema ambiental e de saúde pública, trata-se também de uma situação danosa para a economia local, que depende em muito da economia do mar, nomeadamente do turismo e da pesca”.

O Bloco questiona assim se o governo está “disponível para tomar medidas para despistar a origem destes poluentes e garantir que esses efluentes passem a ter o destino adequado” e se as fábricas de papel e pasta de eucalipto, localizadas na Leirosa, em Figueira da Foz têm sido alvo de fiscalização ambiental e quais os resultados das fiscalizações.

Termos relacionados Política