Está aqui

Bloco quer Educação Física a contar para a média do Ensino Secundário

Nuno Crato retirou a disciplina da contabilização da média final do ciclo de ensino e do acesso ao Ensino Superior. Diploma bloquista é discutido esta quarta-feira na Comissão de Educação da Assembleia da República. Professores de Educação Física aplaudem medida.
Alunos da Escola Básica D. Dinis do 2º e 3º ciclo em Leiria fecham a porta da escola a cadeado em protesto pela falta de condições no pavilhão gimnodesportivo para a prática de educação física, 19 fevereiro 2015. PAULO CUNHA / LUSA

O Projeto de Resolução do Bloco de Esquerda, que esta quarta-feira será discutido na Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República, propõe que a disciplina de Educação Física volte a contar para a média de conclusão do Ensino Secundário e para o acesso ao Ensino Superior.

Na prática, a iniciativa bloquista quer ver anulada a decisão tomada há seis anos pelo então ministro da Educação da direita, Nuno Crato, através do Decreto-Lei n.º 139/2012. Até essa altura, a unidade de ensino era considerada para a aferição da média do ciclo de ensino.  

Segundo a exposição de motivos do Projeto de Resolução bloquista, a decisão do Governo PSD/CDS provocou à disciplina uma “desvalorização acentuada”, até em “termos da perceção social do valor da Educação Física como disciplina estruturante da formação das atitudes e dos comportamentos dos jovens nesta importante fase da sua vida”.

“A visão que fundava a política de Nuno Crato para a Educação afunilou o papel da Escola Pública, revertendo as suas funções multidisciplinares e hierarquizando áreas do saber”, para contrariar esta orientação é necessário, entende o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, “recolocar a Educação Física no centro do currículo estabelecendo uma situação de paridade entre esta e as outras disciplinas”.

A edição desta terça-feira do Jornal Público dá ainda conta que as organizações representativas dos professores de Educação Física apoiam esta iniciativa bloquista, nomeadamente o Conselho Nacional de Associações de Professores e Profissionais de Educação Física em Portugal e a Sociedade Portuguesa de Educação Física.

Ouvido por este jornal diário, o autor do projeto, o deputado Luís Monteiro explica que pretende ver a medida a entrar em vigor já em setembro, ou seja a partir do ano letivo 2018/2019.

Em relação à promessa do atual Ministério da Educação tutelado por Tiago Brandão Rodrigues, em rever o decreto de Nuno Crato, Luís Monteiro “critica o tempo que o Governo está a demorar e afirma que o Projeto de Resolução bloquista tem o intuito de acelerar a ação governativa.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)