Apesar do discurso político dos vários Governos da União Europeia incluírem a importância da Ciência no combate à pandemia da Covid-19, a verdade é que o investimento público no setor continua abaixo das metas que a própria OCDE delineou e os Governos acordaram em cumprir.
O caso português não foge à regra. No período mais crítico que vivemos nos últimos anos, a inação do Ministro Manuel Heitor, que tutela a área da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tem acrescentado precariedade à precariedade, incerteza à confusão e falta de transparência à burocracia que esta área sempre viveu.
O Bloco propõe-se a dignificar as carreiras científicas, defender os e as investigadoras enquanto trabalhadores que merecem dignidade no seu trabalho, reformular o funcionamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, lutar por mais transparência nos concursos a financiamento científico e investir no Conhecimento.
Catarina Martins e Luís Monteiro estarão no encontro online esta quinta-feira, 4 de março, pelas 10h. A participação está aberta a inscrição (aqui).