Bloco promove audição pública sobre direitos dos trabalhadores da banca

A banca portuguesa tem lucrado com as vagas de despedimentos dos últimos anos, à custa dos cortes nas pensões e benefícios dos seus trabalhadores. Esta segunda-feira o tema estará em debate público no parlamento.

Em 2011, os trabalhadores bancários foram integrados no regime geral da segurança social, ainda que as regras constantes dos instrumentos de regulação coletiva de trabalho aplicáveis no setor bancário permanecessem inalteradas. Não obstante, os sucessivos despedimentos realizados pela banca na última década e as recentes alterações aos acordos coletivos têm vindo a por em causa os direitos previamente adquiridos dos trabalhadores do setor. Por sua vez, os bancos têm lucrado com os despedimentos à custa de uma redução drástica das pensões e benefícios dos trabalhadores.

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda realiza esta audição pública para que os trabalhadores e ex-trabalhadores do setor bancário possam conhecer os seus direitos, tanto no âmbito da sua integração na segurança social, como para os casos específicos em que viram os seus contratos rescindidos.

A audição pública será na próxima segunda feira, dia 9 de julho, às 18 horas, na sala 1 das comissões, na Assembleia da República. Estã previstas intervenções das deputadas bloquistas Isabel Pires e Mariana Mortágua, do dirigente do SINTAF Jose António Cabrita, da jurista Joana Neto e da representante do Grupo Despedimento Coletivo BBVA, Anabela Melo de Carvalho.

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)