Está aqui

Bloco organiza Encontro Nacional Sobre Saúde

Isabel do Carmo, Constantino Sakellarides, Julian Perelman, Guadalupe Simões e Catarina Martins são algumas das pessoas que irão intervir no Encontro Nacional de Saúde, no dia 21 de maio, em Lisboa. “Queremos encontrar o caminho para a construção de um futuro para o SNS” afirma Moisés Ferreira. 
Bloco organiza Encontro Nacional Sobre Saúde

A Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa, vai receber, no dia 21 de maio, o Encontro Nacional sobre Saúde, promovido pelo Bloco de Esquerda. 

“O Bloco organiza este Encontro Nacional para pensar as formas de transformar e reinventar o Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, afirma Moisés Ferreira, dirigente do Bloco de Esquerda e um dos organizadores desta iniciativa. 

“Queremos um serviço público, universal, geral e gratuito, mas não queremos ter 1,3 milhões de utentes sem médico de família, a inacessibilidade a psicólogos e a dentistas ou os enormes tempos de espera para consultas de especialidade”, refere Moisés Ferreira, acrescentando que “o SNS tem de ser transformado e reconstruido para responder à população e para não ser predado pelas negociatas privadas”. 

O primeiro painel deste encontro é sobre “A transformação necessária para um SNS de futuro” e conta com as participações de Isabel do Carmo (médica), Julian Perelman (economista da saúde), Carla Barbosa (jurista na Liga Portuguesa Contra o Cancro) e Constantino Sakellarides (professor catedrático jubilado). 

Às 11h30 decorre o debate sobre “Cuidados de Saúde Primários e Acesso à Saúde” com Alexandre Tomás (diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal), Diogo Urjais (enfermeiro e ex-presidente da Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar), Teresa Gago (médica dentista), João Rodrigues (médico de família) e Manuela Silva (psiquiatra e investigadora na área da saúde mental). 

“Como captar e fixar profissionais no SNS?” é o painel da tarde, que conta com as participações de João Proença (médico e dirigente sindical), Guadalupe Simões (enfermeira e dirigente sindical), Fernando Zorro (técnico superior de diagnóstico e terapêutica e dirigente sindical), Isabel Trindade (psicóloga), Rogério Pedro (assistente operacional e dirigente sindical) e Luís Pereira (assistente social no SNS).

O encerramento do encontro fica a cargo de Catarina Martins, coordenadora nacional do Bloco de Esquerda.

“Este encontro serve para, em conjunto com todos os que querem que a saúde seja um direito e um serviço público, encontrar o caminho para a construção de um futuro para o SNS”, conclui Moisés Ferreira. 

O Encontro Nacional Sobre Saúde é aberto a todas as pessoas interessadas, mediante inscrição aqui

Termos relacionados Política
(...)