Está aqui

Bloco organiza conferência aberta sobre Orçamento

“Que Orçamento para Portugal?” é o título do encontro que vai juntar no dia 22 de outubro especialistas, ativistas e figuras da esquerda à volta de propostas sobre investimento, segurança social, trabalho, dívida, política fiscal, saúde e educação.

A Conferência “Que Orçamento para Portugal?” realiza-se no sábado, 22 de outubro, a partir das 10h no Auditório da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A entrada é livre (inscrições abertas aqui) e o objetivo é abrir os debates e cruzar as análises sobre os grandes temas do debate orçamental que irá decorrer até novembro nas comissões da Assembleia da República.

A sessão de abertura conta com intervenções de Mariana Mortágua, Nicolau Santos, Francisco Louçã e João Ferreira do Amaral e terá início às 10h30. Seguem-se dois painéis em simultâneo para debater a dívida e a segurança social. No primeiro, participa o deputado socialista João Galamba e os economistas Ricardo Cabral e Eugénia Pires, com moderação de Pedro Filipe Soares. Para discutir propostas para a Segurança Social estarão presentes o economista e ex-deputado do PCP Eugénio Rosa, a docente e investigadora Fernanda Rodrigues e o sociólogo Pedro Adão e Silva. A moderação cabe a Ricardo Moreira.

A tarde de sábado conta com três painéis de debate, com destaque para o que vai tratar a partir das 14h30 de propostas para o setor da Saúde, com 10 convidados e três horas de duração. Moderado por Moisés Ferreira, este painel conta com o contributo da ex-ministra Ana Jorge; do presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental, António Leuschner; do ex-coordenador da reforma do SNS, João Correia da Cunha; da dirigente do Sindicato de Enfermeiros Portugueses, Guadalupe Simões; do presidente da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar, João Rodrigues; do coordenador do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes, José Manuel Boavida; do médico oncologista Jorge Espírito Santo, do conselheiro nacional da FNAM, António Rodrigues; e do ex-coordenador bloquista João Semedo.

Também às 14h30 terá início o painel sobre políticas de investimento, com a participação do fundador e presidente do Instituto Português de Energia Solar, Manuel Collares Pereira; do ex-bastonário da Ordem dos Engenheiros Carlos Matias Ramos; a economista e investigadora do ISCTE Ana Costa; e o urbanista e ex-vereador da Câmara de Lisboa, Fernando Nunes da Silva, com moderação de Jorge Costa.

À mesma hora arranca o painel sobre trabalho, moderado por José Soeiro. Nele participarão o coordenador da CT da Autoeuropa, António Chora; o jurista e dirigente da Associação Portuguesa do Direito do Trabalho, João Leal Amado; o fundador da Associação de Combate à Precariedade, Tiago Gillot; a professora e especialista em igualdade de género Sara Falcão Casaca; e a investigadora e especialista em sociologia do trabalho, Maria da Paz Lima.

Segue-se às 16h o painel sobre educação e investigação, com a presença da ex-governante socialista Ana Benavente, a investigadora Cristina Roldão, o presidente do SNESUP Gonçalo Velho. A moderação cabe a Joana Mortágua.

Também às 16h, o painel sobre política fiscal contará com a moderação de José Gusmão e apresentações do economista Carlos Pimenta; da coordenadora do Conselho Científico do Centro de Investigação Jurídico-Económica da Universidade do Porto, Glória Teixeira; e do presidente do Sindicato de Trabalhadores dos Impostos, Paulo Ralha.

A conferência tem a sessão de encerramento marcada para as 18h, com uma intervenção da coordenadora do Bloco, Catarina Martins.


Ver programa completo:

 

Comentários (1)