A distrital de Viana do Castelo organiza neste mês de agosto uma campanha pela mobilidade no Alto Minho que passará por vários concelhos. O périplo conclui-se já em setembro com um debate sobre o tema na capital de distrito.
O partido considera que, no Alto Minho, “a oferta de transportes municipais e regionais, que até agora, eram insuficientes, ou mesmo inexistentes em algumas zonas, está cada vez mais comprometida”. Isto coloca a região “em contra-ciclo” no tema já que “a aposta nos transportes públicos deveria ser uma das prioridades, uma vez que leva à redução da utilização do automóvel particular, tendo impactos no fluxo de trânsito em zonas muito saturadas, mas também impactos ambientas e impactos sociais, pois reduz os custos mensais das famílias”.
Denuncia-se que “não existindo ligações rodoviárias regionais e inter-regionais de serviço público, os utilizadores são atirados para a precariedade dos operadores privados, sujeitos à flutuação de preços e horários e as regiões de menor densidade são excluídas de ligações essenciais a serviços de saúde, estabelecimentos de ensino e locais de trabalho”.
Salienta-se ainda que “o conceito de mobilidade sustentável não se esgota na questão ambiental”, sendo um “verdadeiro instrumento de promoção de igualdade, da cidadania e da qualidade de vida e, nas regiões periféricas, de combate à desertificação.”
Para “ouvir todas as pessoas que queiram compartir a sua visão sobre o que deveria ser a mobilidade em todo o Alto Minho” haverá tertúlias no Parque de merendas da Senhora da Cabeça, em Valença, no dia 14 de agosto pelas 18h30; no Jardim Conselheiro Miguel Dantas, em Paredes de Coura, no dia 21 de agosto pelas 18h30; e em frente ao Parque Temático do Arnado, em Ponte de Lima, no dia 28 de agosto pelas 18h30.
A estrutura lembra ainda que o Bloco já questionou o Governo sobre “como vai proceder para solucionar os problemas dos transportes na região do Alto Minho, de forma a garantir que todos os cidadãos e cidadãs tenham acesso a transportes públicos adequados”.