Bloco lança manifesto eleitoral em Leitura Fácil

O manifesto eleitoral bloquista para as eleições europeias foi adaptado pela Fenacerci e é um contributo para uma campanha mais acessível e inclusiva. Em breve sairá a edição em braille e o vídeo do manifesto em Língua Gestual Portuguesa.

O Bloco tornou-se o primeiro partido a divulgar o seu manifesto eleitoral também na versão de Leitura Fácil. O objetivo é chegar a mais destinatários, contornando a iliteracia e as dificuldades de leitura e dando mais autonomia para permitir escolhas livres e conscientes, como determina o artigo 9º da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

A adaptação do texto ficou a cargo da Fenacerci, que é a entidade portuguesa acreditada para o fazer. O público alvo da Leitura Fácil não se restringe apenas às pessoas com deficiência intelectual e défice de atenção, mas também a crianças em fase de aprendizagem, idosos com problemas de visão, disléxicos ou pessoas com pouca escolaridade ou estrangeiros pouco familiarizados com a língua portuguesa. E, claro, toda a gente com pouca vontade de ler um texto enorme…

Uma campanha acessível

A campanha do Bloco conta também com intérpretes de Língua Gestual Portuguesa nos comícios e noutras iniciativas para as quais sejam solicitados, bastando enviar um email com o pedido.

Dentro de alguns dias, o Bloco irá lançar também uma versão do manifesto eleitoral em braille e o documento será também publicado em vídeo com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Termos relacionados Europeias 2019, Política