Está aqui

Bloco está à frente no apoio às alternativas ecológicas de mobilidade

A MUBi (associação pela mobilidade urbana em bicicleta) anuncia que centenas de candidatos assumiram compromisso de apoio à mobilidade em bicicleta. Na pontuação final dos partidos, o Bloco de Esquerda está à frente, ex aequo com o PAN, com 88.7.
Barómetro de apoio à mobilidade em bicicleta, elaborado pela MUBi
Barómetro de apoio à mobilidade em bicicleta, elaborado pela MUBi

A MUBi criou um barómetro sobre o apoio à mobilidade em bicicleta das candidatas e candidatos às eleições legislativas de 2019, com um questionário, com cinco perguntas políticas e algumas pessoais.

As cinco questões políticas eram sobre o objetivo para a redução da utilização do automóvel; acerca da prioridade à adoção pelo Estado de certas medidas de combate à sinistralidade rodoviária; sobre prioridade à cooperação entre Estado central e autarquias para a promoção de modos ativos de deslocação e redução da utilização excessiva do automóvel; prioridade à promoção da mobilidade em bicicleta e, por último, o montante adequado para o investimento anual do Estado na mobilidade em bicicleta. O questionário da MUBi pode ser consultado aqui: https://mubi.pt/2019/09/30/resultados-questionario-mubi-legislativas-2019/

Ao questionário responderam “398 candidatos (44.2% mulheres e 55.8% homens), de todos os círculos eleitorais e das seguintes forças políticas: Bloco de Esquerda (BE), CDS – Partido Popular (CDS-PP), CDU – Coligação Democrática Unitária, Juntos pelo Povo (JPP), Livre, Pessoas-Animais-Natureza (PAN), Partido Democrático Republicano (PDR), Partido Social Democrata (PPD/PSD) e Partido Socialista (PS)”.

Além do questionário, os candidatos e candidatas foram convidados a subscrever o Compromisso “Pedalar para todos”, tendo 393 subscrito o documento:

“Comprometo-me a apoiar a causa da mobilidade em bicicleta durante o mandato parlamentar 2019 – 2023, com o objectivo de aumentar o número pessoas que se deslocam em bicicleta e melhorar as condições para a sua utilização, em termos de segurança, infraestruturas, acessibilidades e conveniência.”

No barómetro de apoio à mobilidade em bicicleta, os resultados por partido foram os seguintes:

Pontuação final dos partidos

Pontuação final por partido: Bloco de Esquerda 88.7; PAN 88.7; Livre 86.7; CDU 82.7; PS 79.9; PPD/PSD 76.5; CDS-PP 74.6

Termos relacionados Legislativas 2019, Política
(...)