Está aqui

Bloco entregou a lista do distrito do Porto ao Parlamento

A lista do Bloco à Assembleia da República pelo distrito do Porto já era conhecida e reconhecida. Na entrega desta segunda-feira, Catarina Martins destacou o mandatário, o ator Pedro Lamares, que acrescenta o seu “conhecimento, criatividade, sonho e a coesão territorial” pelo trabalho cultural que tem em todo o país.
Foto de grupo da lista do Bloco ao distrito do Porto.
Foto de grupo da lista do Bloco ao distrito do Porto.

O Bloco quer ter “listas fortes, em que as pessoas confiem”. E Catarina Martins acredita que a lista do partido pelo distrito do Porto, que encabeça, tem estas características.

No ato da entrega oficial da lista, a coordenadora do Bloco salientou que, tal como todas as listas do Bloco nestas eleições, esta é paritária a 50-50, contando com vinte homens e vinte mulheres.

A aposta no distrito é na continuidade, mantendo-se como candidatos os atuais deputados, mas há também “enorme renovação”. No conjunto, a lista tem uma média de idades “relativamente jovem, cerca de quarenta anos” adianta.

Conhecimento, criatividade, sonho e coesão territorial

O mandatário desta candidatura é Pedro Lamares. Ator, encenador e formador, Lamares nasceu em 1979. Estudou teatro na Academia Contemporânea do Espectáculo e tem um vasto currículo na área tendo trabalhado em companhias como o ‘Teatro do Bolhão’, ‘Ensemble’, ‘As Boas Raparigas...’ ‘Kale’, entre outras.

No cinema é conhecido pelo papel de Fernando Pessoa na obra de João Botelho, ‘O Filme do Desassossego’. Participou ainda em filmes dos realizadores Jorge Paixão da Costa, Vítor Gonçalves, Joaquim Leitão e António Pedro Vasconcelos e em curtas-metragens de José Miguel Moreira, Bruno Nacarato, David Bonneville, Diogo Sousa, entre outros.

Pedro Lamares é também presença habitual na televisão. Apresenta na RTP o programa ‘Literatura Aqui’, participou em várias séries da RTP e integrou o elenco de oito telenovelas em Portugal e uma no Brasil.

O seu trabalho passa também pela poesia, fazendo leituras e recitais em vários pontos do país. Na Casa Fernando Pessoa, por exemplo, criou com Eunice Muñoz as leituras encenadas ‘Pessoa em Diálogo’. Tem vários projetos em itinerância como ‘O Fraseador’, ‘A Poesia é uma Arma Carregada de Futuro’, ‘Entre Nós e as Palavras’, ‘Ode Marítima’ (de Álvaro de Campos), ‘Jacarandá’ (com a Harpista Ana Isabel Dias), e ‘Coincidência’ (com o pianista Álvaro Teixeira Lopes).

Para além disto, é professor em escolas de teatro e formador na área da comunicação e fundou com Maria Miguel Coelho e Joaquim Madaíl, a cooperativa ‘Casca de Noz’, onde é director artístico.

Por tudo isto, na entrega da lista do Bloco pelo distrito do Porto, Catarina Martins classificou Pedro Lamares como “alguém que tem feito muito pela democracia cultural neste país, pelo conhecimento da literatura, da poesia” e considerou que este acrescenta às competências desta lista “conhecimento, criatividade, sonho e coesão territorial pelo que faz em todo o país.

Termos relacionados Legislativas 2019, Política
(...)