Está aqui

Bloco de Esquerda saúda a CGTP-IN no seu 50º aniversário

O Bloco de Esquerda endereçou uma saudação à CGTP-IN por ocasião da celebração do seu 50º aniversário, manifestando-se ao lado e em solidariedade com todos os trabalhadores e trabalhadoras.

A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional (CGTP-IN) celebra hoje os seus 50 anos de existência.

No âmbito das ações comemorativas, a central sindical inaugurou na praça Luís de Camões, em Lisboa, uma exposição constituída por vinte e quatro painéis, com imagens que testemunham alguns dos acontecimentos que marcam a história da CGTP-IN, organizados em cinco grandes temas: (i) Fundação, (ii) 1.º de Maio, (iii) Aniversários, (iv) Greves Gerais e (v) Congressos. A exposição estará disponível até 15 de outubro.

Na sua intervenção a propósito desta data, Isabel Camarinha, Secretária-geral da CGTP, recorda que “vivemos um momento de novos e acrescidos desafios para o Movimento Sindical”, numa altura em que “ as opções políticas dominantes e os planos que estão a ser apresentados, tratam o trabalho e os trabalhadores como peças descartáveis na engrenagem do lucro”.

“Um momento que exige a mobilização, o esclarecimento e a luta pelo aumento geral dos salários e pensões e a fixação do SMN nos 850€ no curto prazo; pela valorização das carreiras e profissões; a luta pela estabilidade do emprego e o fim da precariedade; pela contratação colectiva e a revogação das normas gravosas da legislação laboral; pela redução do horário de trabalho para as 35 horas para todos; pela dinamização da produção nacional e a recuperação dos sectores estratégicos para a esfera pública; pela soberania, a solidariedade e a afirmação de um novo rumo para Portugal”, afirmou Camarinha.

Leia aqui a saudação do Bloco de Esquerda no 50º aniversário da CGTP

O Bloco de Esquerda saúda a CGTP-IN no seu 50º aniversário. A CGTP-IN tem um papel fundamental na construção da democracia portuguesa e um trabalho sem paralelo na organização, mobilização e luta de milhares e milhares de trabalhadores e trabalhadoras. 

Estando o país a atravessar, novamente, um momento de crise económica e social (desta vez fruto de uma crise sanitária provocada por um vírus), o papel da CGTP-IN é tanto mais relevante na defesa dos trabalhadores contra os abusos laborais e na prossecução de soluções há muito necessárias na legislação laboral: 35 horas de trabalho, aumento do salário mínimo nacional, valorização da contratação coletiva, retirada as normas gravosas do Código de Trabalho, combate à precariedade, valorização de rendimentos, reformas e pensões. 

O Bloco de Esquerda, nesta sua saudação aos 50 anos da CGTP-IN, presta a sua solidariedade a todos os trabalhadores e trabalhadoras.

 

Termos relacionados Política
(...)