A candidatura do Bloco aos órgãos autárquicos da Póvoa de Varzim pretende continuar a fazer propostas e indicar soluções para os problemas dos poveiros e das poveiras. Victor Pinto, linguista com 41 anos de idade, foi indicado por unanimidade para liderar a candidatura à Câmara Municipal. Para os bloquistas da Póvoa, “a força desta candidatura é a sua diversidade, competência e dedicação à causa pública”.
As propostas do Bloco de Esquerda para a Póvoa de Varzim abrangem áreas como a Habitação, que tem sofrido a pressão do turismo com a subida dos preços; o Emprego e a Segurança laboral, por forma a acabar com a precariedade na autarquia; a resposta social às famílias mais carenciadas; e a melhoria da intervenção na Saúde.
As propostas programáticas da Bloco da Póvoa visam ainda melhorar o setor das águas, energia e resíduos, turismo e ambiente, bem como a mobilidade, com o investimento e expansão da rede de transportes no concelho. A candidatura bloquista tem ainda propostas e soluções para a Cultura e o Património da Póvoa e para a defesa de uma agricultura sustentável e do setor das pescas, que tem forte relevância económica. O Bloco da Póvoa pretende ainda a abolição das touradas e a proteção dos animais.

Mais transparência e particpação na Assembleia Municipal da Póvoa
O Bloco de Esquerda indicou Miguel Rocha Pereira como candidato cabeça-de-lista à Assembleia Municipal para as eleições autárquicas de 2017.
A candidatura bloquista reivindica um Orçamento Participativo, onde as populações decidem sobre a prioridade de investimento dessas verbas. Miguel Rocha Pereira quer ainda promover reuniões municipais descentralizadas pelas freguesias do concelho.
O candidato propõe também a criação de um gabinete do Provedor do Munícipe, que deverá ser eleito pela Assembleia Municipal, e que terá como função defender os direitos dos munícipes e prevenir e mediar eventuais conflitos entre as populações e os órgãos de gestão autárquica.
A candidatura do Bloco vai ainda abrir a discussão dos impostos municipais aos cidadãos, por forma a aumentar a transparência sobre os destinos dos dinheiros públicos municipais.
O Bloco de Esquerda da Póvoa de Varzim apresenta-se à Assembleia da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai com Abel Sousa, e à Assembleia de Freguesia da U.F. de Aver-o-Mar, Amorim e Terroso com André Vicente. Ana Filipa Afonseca foi escolhida como cabeça de lista à Assembleia de Freguesia da U.F. da Aguçadoura e Navais.