Bloco convoca Convenção para 24 e 25 de outubro

O distrito do Porto vai acolher pela primeira vez uma Convenção do Bloco. A Mesa Nacional bloquista iniciou este domingo o processo preparatório da XII Convenção do partido.
Foto de Paulete Matos.

A reunião de 2 de fevereiro da Mesa Nacional convocou a XII Convenção do Bloco de Esquerda para os dias 24 e 25 de outubro de 2020. A Convenção terá lugar no distrito do Porto.

Segundo o regulamento aprovado, “qualquer grupo de 20 aderentes no pleno uso dos seus direitos pode apresentar à Convenção Nacional uma Moção de Orientação”. O prazo de entrega destas moções à Comissão Organizadora da Convenção é o dia 15 de junho.

Até 31 de julho, podem ser entregues propostas de adenda ou alteração às moções. As propostas não incluídas pelos promotores podem ser votadas na Convenção, desde que subscritas por pelo menos cinco delegadas ou delegados. Os textos de debate e contributos para publicação no boletim deBatEs têm prazo de entrega até 31 de agosto.

Em setembro, realizam-se as sessões de apresentação das moções entre os dias 11 e 20. Para que uma moção possa ser discutida na XII Convenção, terá de ser subscrita por quinze delegadas e delegados eleitos. Esta eleição realiza-se entre 16 e 18 de outubro, numa proporção de 1 delegado/a para 13 aderentes. Quem não se identificar com nenhuma das moções pode também propor uma lista de delegados. Neste caso é necessária a subscrição de uma texto de fundamentação política por parte de pelo menos 3 aderentes da mesma assembleia eleitoral, criada a partir de um concelho com mais de cem aderentes ou de agrupamentos concelhios com esse número mínimo. As listas de candidatos são entregues até ao dia 22 de setembro.

Termos relacionados Política, XII Convenção